Prefeitura anuncia adequação salarial de até 30% para servidores públicos

0
354

Assessoria de Imprensa

A prefeitura de Maracaju anunciou a programação para adequação salarial dos mais de 1200 funcionários públicos ativos e inativos. O reajuste foi confirmado pelo prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, em reunião com representantes do SISPMMA – Sindicato dos Servidores Públicos Municipal – que aconteceu na terça-feira, 17, nas dependências do Prevvmar.

A adequação foi iniciada através da solicitação dos representantes dos servidores, obedecendo a data base de reajustes que acontece no mês de abril. O cálculo do sindicato previa um aumento geral de 12% para todas as classes de trabalhadores municipais efetivos, porém, a avaliação técnica da Secretaria de Planejamento e Finanças informou que com esse percentual muitos funcionários ainda ficariam com o salário base abaixo do salário mínimo nacional. “Avaliando nossa capacidade financeira conseguimos chegar a um número maior do que o solicitado pelo sindicato, pois muitos servidores não iriam atingir os valores do salário mínimo em vigência no país. Isso é fruto de um trabalho sério e bem planejado de toda a nossa equipe, que tem que estar sintonizada para que não haja comprometimento do orçamento, prejudicando setores importantes como saúde e educação”, declarou o prefeito.

A alteração salarial vai assegurar a reposição da inflação desde o último reajuste, feito em abril de 2016, e adequar o cálculo para fins de aposentadoria. Cerca de 500 funcionários efetivos estão com seus rendimentos abaixo do salário mínimo, prejudicando o rendimento válido para se aposentar, já que as horas extras e produtividades não entram nesse cálculo.

Desde 2013 até agora, apenas o ano passado os servidores ficaram sem aumento salarial devido à ajustes financeiros que foram feitos diante da crise que o país atravessou. Em 2013, a adequação foi de 27,10%, em 2014, 7,00%, em 2015, 9,95% e em 2016 os servidores receberam 1,86% de aumento. Agora, em 2018, o percentual chega a 30%.

“Analisamos este aumento como uma valorização dos profissionais que atendem diretamente a população, pois eles são os braços de toda administração. O reajuste estará assegurando a eles o valor real para aposentadoria, além de melhorar a capacidade de endividamento, como empréstimos e prestações, sem contar no aquecimento da economia local”, finaliza o prefeito de Maracaju.

O reajuste foi encaminhado para a câmara de vereadores para aprovação, e o impacto na folha de pagamento, segundo a Secretaria de Finanças, será de 244 mil reais ao mês.