Professores de jornalismo da AEMS discutem o impacto das mídias móveis e sociais no ensino e no exercício da profissão

Rafael Furlan

Nos dias 17 e 18 de março, o evento “Jornalismo, Tecnologia e Educação” propõe a discussão e reflexão sobre o impacto das mídias móveis e sociais no exercício profissional e no ensino de jornalismo. O encontro é uma promoção conjunta das universidades: UFMS, UCDB, Estácio, Uniderp e AEMS e pretende reunir professores, alunos e jornalistas do estado em Campo Grande – Mato Grosso do Sul.

A mesa de abertura contará com a presença de Natália Viana, diretora da Pública – Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo e José Brito Cunha, gerente de distribuição do Canal Futura. Também confirmado o prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), fará uma palestra sobre a relação Comunicação e Educação no ensino superior.

A programação terá ainda debates sobre as transformações ocorridas no exercício profissional do jornalista, seu novo papel na sociedade, além do diálogo entre docência, meios de comunicação e as novas tecnologias em sala de aula no âmbito de Mato Grosso do Sul, contando com a contribuição de profissionais do estado.

“O objetivo é pensar que jornalista está sendo formado para o século 21”, explica a coordenadora do evento, Profª Drª Rose Mara Pinheiro. O evento também promove mesas de debate sobre as diversas áreas do jornalismo.

O encontro recebe o apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Programa Escola de Conselhos, Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE/USP), Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais do Jornalismo (ABPEducom) e Sindicato de Jornalistas de MS (SindJor). “As perspectivas estão em torno de uma reflexão sobre o ensino do jornalismo em tempos de redes sociais”, conta a coordenadora do curso de jornalismo da UFMS, Profª Drª Katarini Miguel.

O evento é aberto para profissionais, docentes e estudantes de Comunicação e de outras áreas, como Educação, Tecnologia, Pedagogia. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site http://caminhosdojornalismo.wixsite.com/jornalismo.

Programação

  • 17/03/2017, sexta-feira

19h – Abertura

20h-22h – Caminhos do Jornalismo

ü  Natália Viana, diretora da Pública – Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo

ü  José Brito Cunha, gerente de distribuição do Canal Futura

ü  Mediação: Prof. Dr. Oswaldo Ribeiro, UCDB

  • 18/03/2017, sábado

8h30-10h30 – Desafios do Ensino e do Exercício do Jornalismo em MS

ü  Daniela Benante, representante do Sindicado dos Jornalistas MS

ü  Victor Barone, editor de O Estado MS

ü  Profa. Dra. Katarini Miguel Giroldo, UFMS

ü  Mediação: Profa. Ma. Juliana Feliz, Estácio

11h-12h30 – A contribuição da Educomunicação para o Ensino Superior

ü  Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, ECA/USP

ü  Mediação: Profa. Ma. Celia Franzoloso, Uniderp

14h30-16h30 – Mesas de Debate

ü  Impresso: Prof. Me. Sidnei Ferreira, AEMS

ü  Radio: Profa. Dra. Daniela Ota, UFMS

ü  TV: Prof. Me. Carlos Alberto José da Silva Filho, Estácio

ü  Internet:  Prof. Me. Elton Tamiozzo, UCDB

ü  Fotografia e Planejamento Visual:  Prof. Me. Renan Kubota, Uniderp

ü  Teorias: Profa. Dra. Marcia Gomes, UFMS

17h – Relato das Discussões

ü  Mediação: Prof. Me. Rafael Furlan Lo Giudice, AEMS

18h30 – Encerramento