Programa de Maracaju para o pequeno produtor continua servindo de modelo

O trabalho que vem sendo desenvolvido junto a Agricultura Familiar e Pequenos Produtores através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, na atual administração; continua chamando a atenção de vários municípios do Estado e de estados vizinhos.

Uma equipe da SEAFT-MT, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Mato Grosso, esteve durante dois dias conhecendo o trabalho que Maracaju realiza nessa área em todos os aspectos.

Acompanhados de uma equipe da vigilância sanitária e da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio ambiente, a equipe Mato-grossense conheceu o programa, conversou com produtores e agricultores, viu o ouviu na prática a mudança que o programa trouxe, hoje são cerca de 70 famílias beneficiadas.

Segundo o Coordenador das Cadeias Produtivas de Pecuária ; Paulo Bilego, Maracaju está de parabéns pelos trabalhos que esta sendo realizado para auxiliar os pequenos produtores e agricultura familiar. “ Um exemplo que com certeza vamos implantar no Mato Grosso, esse é um trabalho que realmente faz algo de concreto ao pequeno produtor”.

O Secretário Adjunto da Agricultura Familiar Corgesio Ribeiro Albuquerque disse que hoje os pequenos produtores e agricultura familiar acabam sendo um problema, produzem bons produtos e pela falta de incentivo e por não ter uma apoio para colocar os produtos no mercado consumidor acabam abandonando as pequenas propriedades. “ Vimos aqui em Maracaju que existe sim, uma maneira de manter essas pessoas no campo produzindo e o que é melhor, colocando os produtos no mercado consumidor de uma forma desburocratizada, melhorando a qualidade de vida e renda, vamos levar essa experiência ao Mato Grosso e fazer ela funcionar”. Disse o secretário.

O prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, disse que é gratificante que o programa voltado para os pequenos produtores possa servir de exemplo, que muitos municípios já vieram para conhecer o programa. “ mas para que ele dê certo existe uma formula especial, vontade do poder público que ele aconteça e principalmente do pequeno produtor em acreditar, buscar qualificar cada vez mais e muito trabalho, buscamos sempre atender a coletividade e os pequenos produtores de Maracaju buscavam essa oportunidade de ser inserido no mercado, e demos a eles essa oportunidade e a resposta é positiva. Todos ganham,” disse o prefeito.