Projeto Ônibus da Saúde chega a Maracaju

Visando oferecer o melhor em saúde e prevenção a população de Maracaju e região, Sindicato Rural, Prefeitura Municipal e Sistema Famasul trouxeram para o município de Maracaju o Projeto voluntário “Ônibus da Saúde” que tem se mostrado uma alternativa ao diagnóstico precoce do câncer, onde mais de 200 médicos revezam nos atendimentos levando qualidade de vida para regiões distantes da capital Campo Grande.

 

Este veículo dotado de equipamento de diagnóstico avançado do câncer já alcançou 68 municípios pelo estado do Mato Grosso do Sul onde realizam exames e diagnóstico precoce da doença. Os casos mais comuns são os de mama, próstata e colo do útero.

 

Câncer de pele é que mais tem se mostrado preocupante, “até 20% dos casos são a Neoplasia, como a causa do diagnostico” alerta o Médico Fabricio Colacino coordenador voluntario do programa.

 

Para o acesso a comunidades distantes dos grandes centros a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) em parceria com a CASSEMS (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) e Hospital do Câncer Alfredo Abraão, tem colaborado para o aumento do atendimento de 200 para 500 ao dia.

 

Até o momento 15.600 pessoas já foram examinadas pelo equipamento ontológico que já passou pelas cidades de Camapuã, Rio Verde, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Bandeirantes, Sete Quedas, Glória de Dourados, Deodápolis, Bonito, Fátima do Sul, Cassilândia, Pedro Gomes, Jardim, Aquidauana, Sidrolândia, Bela Vista, Coxim, Iguatemi, Brasilândia, Eldorado, Tacuru,  Ponta Porã,  Juti,  Anastácio,  Água Clara,  Antônio João,  Coronel,   Sapucaia,  Bataguassu,  Amambai , Porto Murtinho,  Naviraí,  Bodoquena,  Maracaju,  Itaporã,  Rio Negro,  Costa Rica, Itaquiraí,  Mundo Novo,  Chapadão do Sul,  Dois Irmãos do Buriti,  Corumbá,  Vicentina e  Ladário, e hoje chegou a Maracaju.

 

O Ônibus que tem 2 andares possui atendimento no plano inferior e superior com equipamentos   modernos ofertados sem custo algum para a comunidade, se destacam por terem todos os equipamentos dentro do veículo, e consultório, o centro cirúrgico, Mamografia e Papanicolau.

 

 A estrutura conta ainda com gerador próprio, podendo realizar atendimento em qualquer lugar ofertando saúde de qualidade as famílias no Estado, sendo um modelo único inédito no país que vai servir de exemplo às outras unidades da Federação.

 

O onibus ficará em Maracaju até as 17h desta sexta feira (13). A expectativa é que sejam realizados 40 mamografias e 80 papanicolau. Maiores informações no posto central com a Lucimar. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here