Reinaldo Azambuja cobra solução urgente para conflito entre indígenas e produtores rurais

O deputado Reinaldo Azambuja (PSDB) cobrou soluções urgentes do governo federal para acabar com o conflito entre indígenas e produtores rurais no Mato Grosso do Sul. Hoje, uma caravana com 20 deputados estaduais está em Brasília para debater com deputados federais e a ministra chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann possíveis soluções para o conflito.

 

Índios e produtores vivem clima de tensão há décadas. De um lado, proprietários têm medo de suas terras serem invadidas; de outro, índios reclamam da falta de perspectiva de vida. O governo brasileiro precisa dar um basta na situação, exigiu o tucano.

 

Atualmente, a Funai estimula processos de estudo antropológico considerados duvidosos pelo tucano. Além disso, a fundação estimula invasões, como as que ocorreram nesta semana em mais de dez fazendas. “É isso que cria o conflito. A invasão acarreta conflito porque o proprietário quer defender o que é dele e o governo federal vê isso passivamente, o que é muito ruim”, lamentou.

 

Para resolver a situação, Azambuja defende que o Executivo federal intervenha na questão. Segundo ele, se o governo pensa em ampliar as aldeias, que o faça, pois os proprietários estão dispostos a venderem os terrenos. “Assim foi feito nos programas da reforma agrária, em que foram adquiridas as terras e feitos os assentamentos em todo o país”, lembrou.

 

Sobre a questão indígena, o parlamentar acredita que o conflito continuará e muitas pessoas ainda morrerão se o Planalto não enfrentar o problema com seriedade. Diante do triste cenário, Azambuja reforça a necessidade de a Funai cumprir a função de cuidar dos índios. “Os índios querem se inserir na sociedade e a Funai tem que cumprir o seu papel. O governo pode acabar com tudo isso se quiser”, afirmou.  

 

(Com informações do site PSDB na Câmara)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here