Reunião na Embrapa apresenta novidades para empresas de consultoria rural

Com o objetivo de divulgar resultados de pesquisas e serviços desenvolvidos pela Embrapa Agropecuária Oeste aconteceu na quinta-feira, 25 de julho, no mini-auditório da Unidade, uma reunião entre chefias, pesquisadores e membros da Aastec-MS, Associação de Empresas de Assistência Técnica Rural de Mato Grosso do Sul.

 

Durante a reunião os participantes puderam conhecer detalhes dos resultados de pesquisa sobre a antecipação do plantio de soja na região sul do Mato Grosso do Sul. Além disso, também conheceram detalhes do Guia Clima MS, ferramenta que disponibiliza aos técnicos e produtores, informações atualizadas dos aspectos agrometeorológicos e permite tomadas de decisões mais seguras relacionadas as condições climáticas. Nessa reunião foi dito ainda sobre o primeiro relato da presença do nematóide de cisto de soja nas lavouras da região sul do Estado, além de esclarecer outras dúvidas relacionadas ao agronegócio.

 

O Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo destacou a importância dos trabalhos e explicou que “esses parceiros da Embrapa trabalham diretamente com as tecnologias desenvolvidas pela instituição e pode nos apoiar favorecendo a disseminação e implantação dessas tecnologias junto aos produtores da região” .

 

O presidente da Aastec-MS, Paulo Roberto Neves, que esteve participando das atividades ficou satisfeito com os resultados obtidos e com a forma como o trabalho foi conduzido proporcionando acesso aos profissionais das informações inéditas e de qualidade. “Acreditamos no potencial positivo de reuniões como essa, em que recebemos informações relevantes de primeira mão, e que poderemos repassá-las com segurança aos produtores rurais”, enfatizou Paulo. Para ele, a parceria entre Aastec-MS e Embrapa Agropecuária Oeste é extremamente benéfica para ambas instituições, pois são trabalhos que se completam. “Precisamos planejar ações de continuidade para viabilizar novos encontros como esse”, ressaltou Paulo.

 

Aastec – Fundada recentemente por empresas de consultoria técnica rural de Mato Grosso do Sul, a Aastec-MS pretende fortalecer as ações de empresas de consultoria rural e organizar o relacionamento com os parceiros (instituições de pesquisas, universidades, órgãos de fomento, entre outros). Atualmente, conta com 22 empresas do Estado, localizadas nas cidades de: Dourados, Rio Brilhante, Maracajú, Douradina, Amambai, Caarapó, Ponta Porã, Navirai, Ivinhema, Campo Grande, Três Lagoas e Bonito. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here