Reunião sobre cadastro de usuários de recursos hídricos acontece em Maracaju

0
36

 

 

 

Acontece na próxima sexta feira dia 29 de agosto na Fundação MS a reunião promovida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL e Coordenado pela Unidade de Recursos Hídricos. O objetivo do evento é treinar e informar a necessidade de cadastramento dos usuários nesta plataforma, que será usada para planejamento do uso dos recursos hídricos no futuro.

 

De acordo com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), as reuniões são destinadas a todos os usuários de água bruta, tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas. Esses usuários são aqueles que utilizam água superficial ou subterrânea em seus empreendimentos como captação, derivação e barramento de água ou que lancem efluentes em rios de domínio estadual.

 

É importante ressaltar que as pessoas que moram na área urbana e utilizam água fornecida pela rede pública, não precisam realizar o cadastro, pois, neste caso, a usuária é a Concessionária que presta o serviço.

 

Todos os usuários devem particpar das reuniões que estarão acontecendo, em diferentes municípios, até o mês de novembro, para se informar e tirar todas as dúvidas. Pois o cadastro é obrigatório e gratuito. O usuário que não realizar o cadastro ficará com a situação irregular e não garantirá seu acesso a água. Também é importante ressaltar que o cadastro não confere ao usuário o direito de uso de recurso hídrico.

Ceurh

O Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (Ceurh) é uma plataforma on-line, construída com objetivo de reunir informações sobre o uso e as demandas pelo uso da água, visando à implementação dos instrumentos da política de recursos hídricos no Estado. Ou seja, com as informações organizadas e sistematizadas o órgão gestor terá condições de identificar as demandas de recursos hídricos em cada região hidrográfica e planejar as ações para realizar uma gestão que garanta quantidade e qualidade para todos.

 

Mais informações sobre o Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (Ceurh) estão disponíveis no site do Imasul, pelo telefone 67.3318.6033 ou pelo e-mail imasulgrh@imasul.ms.gov.br.