Ruas ficam cobertas por granizo após chuva em Juiz de Fora

0
279

Rua Estela Paleta no Bairro Francisco Bernardino ficou coberta de granizo (Foto: Jonas Silva/Arquivo Pessoal)

Houve destelhamentos, quedas de muros e alagamentos.
Geógrafo especialista em climatologia explicou formação do gelo.

Moradores de Juiz de Fora foram supreendidos com o granizo que caiu na tarde deste domingo (26) em Juiz de Fora. De acordo com o 5º Distrito de Meteorologia, foram registrados 15 milímetros de chuva neste domingo. O geógrafo Thiago Oliveira Santos explicou que a temperatura amena do inverno favoreceu que os cristais de gelo formados nas nuvens caíssem.

Um balanço parcial da Defesa Civil indica pelo menos 13 vistorias foram realizadas. A maioria das ocorrências foi de destelhamento de casas e muros caídos. Houve ainda queda de árvores no Bairro Grama. Boa parte da região Nordeste de Juiz de Fora teve interrupção da energia elétrica durante a noite.

A moradora do Bairro Jardim Natal, Ayanne Souza, contou que a Rua Geraldo Scaldine Machado ficou coberta pelo granizo. Segundo ela, casas ficaram destelhadas, entrou agua em imóveis e a rua ficou alagada porque subiu o volume do córrego.

“Primeiro veio a chuva bem forte e com muito vento. Depois de alguns minutos, começou o granizo muito forte e intenso. Ficou tudo branco. Foi diferente de outras chuvas de granizo. Antes era maior e derretia com mais facilidade, era parecido com aquele gelo do congelador da geladeira. Muito tempo depois, quando fui ao quintal, ainda tinha gelo intacto”, contou.

O vento também estava forte. Ayanne Souza contou que os moradores ficaram com medo. “O vento, chuva e granizo, tudo junto, deu muito medo. O meu tio tem equipamentos de ginástica na laje dele, inclusive um aparelho enorme com muitas placas de peso. O vento derrubou este aparelho. Como o barulho da chuva e do granizo foi muito forte, nós só descobrimos quando ele subiu e viu o aparelho derrubado”, comentou.

G1