Saúde alerta para vírus 4 e risco de epidemia de dengue

Mutirão realizado na semana passada chegou a 2.100 imóveis em bairros onde infestação é preocupante

Legenda: Agentes visitam casas em trabalho constante para identificar a eliminar focos de dengue, além de orientar a população no Jardim Piratininga
Crédito: Divulgação

Agentes da Secretaria de Saúde de Dourados vistoriaram 2.112 imóveis no Jardim Piratininga, Monte Líbano e Jardim dos Estados, durante mutirão de combate à dengue. Esses bairros estão na região da cidade em que há maior incidência do mosquito transmissor da doença, identificadas pelo Liraa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti).

 

Durante a ação, na semana passada, foram encontrados e eliminados pelos agentes 94 focos de infestação do mosquito, o que é considerado um volume significativo. Nos três bairros, 34 imóveis foram notificados.

 

Os agentes de endemias fazem as visitas domiciliares, inclusive em casas fechadas sob responsabilidade de imobiliárias, realizando orientação à população sobre o índice da região e a importância de cada um fazer sua parte para que o volume de casos registrados de dengue se mantenha controlado no município.

 

A preocupação é porque o Liraa apontou infestação média de 2,1% nos bairros de Dourados, colocando o município em situação de “alerta”, já que o índice considerado satisfatório é de até 1%.

 

“Não podemos relaxar, pois a população precisa estar alerta e fazer sua parte no combate desta doença, que é muito grave e pode levar à morte, além de causar superlotação em nosso sistema hospitalar”, afirmou Fernando Bastos, diretor de Vigilância em Saúde.

 

O diretor ainda lembra a possibilidade de entrada do vírus 4, do qual a população do município não está imune. “É importante orientarmos aqueles que conhecemos, para que façam também sua parte na prevenção e controle da dengue. Só assim evitaremos uma epidemia e possível entrada do vírus tipo 4 em nosso município”, alertou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here