Saúde em Naviraí dá salto de qualidade com equipamentos de última geração

0
352

Naviraí conta com equipamentos modernos no Hospital Municipal – Foto: Divulgação

Os investimentos em tecnologia estão provocando sensível transformação na forma como a população de Naviraí e região está sendo atendida no hospital municipal e nas demais unidades de saúde. A modernização do setor colocou o município na vanguarda na realização de diagnóstico por imagem na rede pública, serviço que até o início deste ano existia apenas em Campo Grande.

 

O grande salto de qualidade deu-se com a instalação de equipamentos de última geração para a realização de exames, diagnósticos por imagens e ainda para cirurgias ortopédicas em pacientes vítimas de trauma. A iniciativa, além de desafogar o atendimento na rede pública, gera economia ao município, maior conforto e segurança aos usuários do sistema e ainda diagnósticos e intervenções cirúrgicas mais precisas.

 

O diagnóstico por imagem é realizado em exames de mamografia e de raios-x por meio da captura de imagens do paciente em altíssima resolução. O sistema está totalmente interligado e em operação no Hospital Municipal “Antonio Augusto dos Santos – Virote”, no Centro de Especialidades e nas 12 unidades básicas de saúde de Naviraí.

 

Como funciona – Assim que dão entrada no hospital ou em qualquer outra unidade de saúde da rede pública municipal, pacientes vítimas de trauma ou em busca de exames de mamografia são submetidas a exames em equipamentos digitais de última geração. A imagem em alta resolução é submetida à análise do médico, que passa ter melhores condições de definir o diagnóstico e, consequentemente, estabelecer qual o melhor tratamento.

 

“Temos condições de definir se existe necessidade de intervenção cirúrgica imediata, se é possível atender o paciente em nossas unidades de saúde e ainda se é necessário encaminhá-lo para hospitais mais estruturados, em outro município, para a realização de atendimento especializado”, explica Renata Sena Moraes Hervatini, diretora-executiva do Hospital Municipal.

 

As imagens das pessoas submetidas a exames de raios-x ou de mamografia na rede pública de saúde, juntamente com seus dados pessoais e o prontuário hospitalar, são inseridas na rede. Isso significa, por exemplo, que os exames de um paciente que está sendo atendido em uma Unidade Básica de Saúde poderão ser visualizados pelo médico mesmo se este estiver no Hospital Municipal ou em qualquer outra unidade da rede e ainda fora do município.

 

“Ganhamos agilidade e imagens digitais de altíssima qualidade para a realização do diagnóstico e definição do procedimento médico a ser adotado”, ressalta Carlos Martins, diretor técnico do hospital. Outra vantagem é que por meio do diagnóstico por imagem digital o laudo pode ser feito em qualquer lugar do mundo, por meio da internet, não havendo sequer a necessidade de o médico radiologista residir em Naviraí.

 

Mais investimentos – A prefeitura promoveu investimentos também na aquisição de um aparelho denominado “Arco Cirúrgico”, utilizado em cirurgias ortopédicas de trauma e que permite ao médico diagnóstico mais preciso e ainda visualizar toda a real extensão do ferimento ou do membro do paciente que será submetido à intervenção cirúrgica.

 

“Com as imagens em alta resolução é possível promover cirurgia fechada, sem cortes, além de qualquer outro tipo de intervenção, e ainda permite ao médico estabelecer o tempo de internação, o período anestésico e de recuperação do paciente”, argumenta o médico ortopedista Augusto Cesar Canesin. (Assessoria)