Sebrae, Senai, Sindivest e Sinvesul trazem Ronaldo Fraga para fazer consultoria

O estilista Ronaldo Fraga está em Mato Grosso do Sul fazendo consultoria para as indústrias do vestuário Kibela Fitness, de Campo Grande, e a YVU, de Dourados (MS). A ação faz parte do projeto Moda MS, coordenado pelo Sebrae em parceria com o Senai, Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) e Sinvesul (Sindicato das Empresas do Vestuário Industrial da Região Sul de Mato Grosso do Sul).

Essa é a segunda vinda do estilista mineiro ao Estado, que inicialmente ofereceu um treinamento para as equipes de criação e agora auxilia na aprovação dos protótipos e na pré-seleção das peças que participarão de um desfile na Semana da Moda, que será de 4 a 6 de novembro em Campo Grande. “Depois do advento da globalização, o novo luxo é o genuíno. Por isso, eu vim trazer um olhar de ‘turista aprendiz’, mostrar que o que há de mais belo no Estado não é clichê. A aculturação do design agrega valor ao produto e o potencial turístico não pode ser menosprezado”, explicou Ronaldo Fraga.

A coleção da Kibela terá 60 looks de moda praia e foi batizada de “O Mar do Pantanal”, tendo o artista plástico Isaac de Oliveira, baiano de nascimento e sul-mato-grossense por convicção, como criador das ilustrações que estamparão os tecidos inspiradas na fauna e na flora pantaneiras. Ronaldo Fraga também esteve em Dourados acompanhando o desenvolvimento da coleção da YVU, sendo que Ton Barbosa foi o artista plástico responsável pela criação das estampas.

Segundo a proprietária da Kibela, Irlanda Cabral Coelho, a consultoria de Ronaldo Fraga apresentou um novo método de trabalho à equipe. “Ele nos ensinou um novo processo de criação. Passamos a compor estampas, a imprimir identidade à marca”, comentou Irlanda, pontuando que 20 looks serão escolhidos para o desfile da Semana da Moda.

De acordo com o presidente do Sindivest, José Francisco Veloso Ribeiro, as consultorias integram um plano de ações demandado pelo sindicato em 2014. “Trata-se de um momento único para as empresas do Estado. A consultoria de um estilista de renome nacional e internacional melhora a competitividade das indústrias, que poderão mostrar inovações na Semana da Moda de Campo Grande, buscando novos mercados e gerando emprego e renda”, pontuou.

Daniel Pedra

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here