Senai de MS e Senai Cetiqt terão transferência de tecnologia e inovação

0
309

O diretor-técnico do Senai, Dax Gourlart, e o diretor-executivo do Senai Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), Cid Carvalho Vianna, firmaram, nesta quarta-feira (11/02), uma parceria para proporcionar um ambiente mais favorável para melhorar a competitividade das indústrias têxteis e do vestuário de Mato Grosso do Sul por meio da transferência de tecnologia e serviços na área de inovação, consultoria e treinamentos, além de intercâmbio técnico. A visita teve início nesta terça-feira (10/02) com uma reunião entre os diretores, com empresários e lideranças sindicais do segmento.
“Levando em conta a expertise do Centro, essa aproximação vai permitir a complementação dos serviços que nós já oferecemos e a integração da rede Senai na cadeia têxtil e de confecção”, declarou. Para Cid Vianna, a ideia é fortalecer cada vez mais o setor e melhorar a competitividade das indústrias. “A organização, vontade e perfil técnico visto no Senai de Mato Grosso do Sul são o caminho dessa aproximação para entender a indústria e atuar de forma a suprir essas necessidades da indústria têxtil e do vestuário”, disse.
Ele também lembrou que o Senai Cetiqt é um grande centro de referência, focado no segmento têxtil e do vestuário. “Estamos localizados no Rio de Janeiro, mas com atuação nacional em parceria com os regionais. Já temos parcerias e queremos criar a oportunidade para ampliar parcerias e atuar em rede”, pontuou.
Para o vice-presidente da Fiems e presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, a aproximação com o Senai Cetiqt vai ajudar a promover a melhoria da competitividade das indústrias locais. “Essa é uma solução para atender as indústrias, principalmente, as micro e pequenas empresas e que será importante para abrir novos mercados e ampliar negócios”, afirmou.
Já o vice-presidente do Sinvesul (Sindicato das Empresas do Vestuário Industrial da Região Sul do Estado) e conselheiro do Senai Cetiqt, Gilson Lomba, destacou a importante troca de informações e o estabelecimento de estratégias para atuar na melhoria da competitividade. “A reunião permitiu conhecer o cenário e necessidades do segmento no Estado para ampliar a parceria”, analisou.