Senai segue com programação do Inova Moda Ciclo 3 com oficina de modelagem

Um novo conceito na hora de desenvolver as coleções, focado no desperdício zero e com criação a partir da modelagem foram os focos da oficina olhar em forma – modelagem, ministrada pela consultora do Senai do Distrito Federal, Stefania Rosa, na tarde desta terça-feira (12/05), no CTV (Centro Tecnológico do Vestuário) do Senai de Campo Grande, como parte da programação do Inova Moda Ciclo 3, promovido pelo Senai com apoio do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) e parceria do Sebrae.

Para a coordenadora do CTV do Senai de Campo Grande, Ivana Jambertsi, o tema é extremamente pertinente, pois é grande a tendência de se buscar aproveitamento de materiais e economia. “Pensar em inovação do setor e aproveitamento da matéria-prima é fundamental. E em um projeto de coleção quando se pensa em custos, uma das estratégias é o aproveitamento e nas questões social e ambiental na redução de resíduos. A criação tem de estar focada nisso”, declarou.

A consultora do Senai do Distrito Federal, Stefania Rosa, salientou que existem ferramentas de CAD para que o desperdício seja o menor possível. “Mas a proposta aqui é de desperdício zero, de forma que a criação ocorra a partir da modelagem com as técnicas de encaixe, aproveitando pedaços do tecido para detalhes nas peças, por exemplo. Por isso a importância de que a criação também conheça todas as fases do processo de produção”, defendeu, destacando que além de pensar no que é possível encaixar é possível pensar em alternativas de reaproveitamento dos resíduos, como preenchimento de puffs.

Para a empresária Walkyria Rodrigues Garcia, 37 anos, a proposta de desperdício zero é o que mais chamou a atenção. “A modelagem é coração da confecção e buscar formas de aproveitamento do tecido com desperdício zero, realmente pode ser o diferencial”, disse. A também empresária Dalva Gimenez Rosa, 57 anos, acredita que a redução dos desperdícios pode ser o grande diferencial das empresas. “Trabalhamos tanto a criação, que podemos pensar em formas de reduzir o desperdício e reaproveitar os materiais tendo a inovação e a criatividade como os grandes diferenciais da empresa”, pontuou.

Daniel Pedra