Sindicato Rural de Jardim inaugura Centro de Equetorapia durante exposição

Visando ampliar as ações sociais e promover benefícios à população de Jardim o Sindicato Rural do município inaugurará durante a Exposição Agropecuária de Jardim – Expojardim, o Centro de Equoterapia “Passo a Passo”, elaborado pelo produtor e empresário Paulo Bózoli e que será desenvolvido no município em parceria com o Sindicato Rural de Jardim.

Trata-se de um projeto pioneiro no município, e que hoje é referência no tratamento de saúde de crianças, jovens e adultos com as mais distintas deficiências. Através da equoterapia, muitas crianças e jovens poderão participar de atividades de estímulo, desenvolvimento motor e interação social.

A equoterapia consiste em um método terapêutico e educacional, através da utilização de cavalos nas áreas de saúde, educação e equitação, em busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Jardim, Beto Grubert, a iniciativa surgiu após perceber a ausência de apoio a entidades que realizassem atividades com pessoas com deficiência, “o projeto apresentado pelo Paulo é muito valoroso e vem de encontro com essa realidade que necessitam desta oportunidade, o Sindicato Rural através de sua diretoria dará todo o apoio necessário para fomenta-lo”, explicou o presidente. Salientou também a importância de se estabelecer outras parcerias com entidades públicas, empresas, clubes de serviços e produtores rurais, a fim de que a implantação e principalmente a manutenção do projeto possam ser contemplados na sua plenitude.

Beto Grubert ainda ressaltou a importância dos profissionais que estarão a frente da atividade serem extremamente aptos a desenvolvê-lo, “esses profissionais passaram por um processo de treinamento muito especifico, nossa intenção é que durante a 12º Expojardim inauguremos o Centro de Equoterapia e, a partir daí, daremos começo aos trabalhos.

De acordo com o idealizador do projeto Paulo Bózoli, as atividades desenvolvidas através da Equoterapia apresentam resultados muito positivos não somente ao praticante mas, também, para toda sua família, uma vez que com o passar do tempo o praticante vai ganhando novas competências, habilidades e principalmente maior independência.

“O tratamento é executado principalmente pelo animal, através do seu movimento tridimensional. Os profissionais avaliam cada praticante e norteiam a conduta. Para os praticantes, os benefícios são evidentes, variando de acordo com o caso, mas tanto os profissionais que trabalham junto aos alunos, quanto os familiares, percebem os resultados”, explica.

As ações do projeto ocorrerão gratuitamente no Parque de Exposições. “no início do ano estaremos disponibilizando mais informações, não tenho duvidas de que este projeto pioneiro em Jardim será de total sucesso”, enfatizou o presidente do Sindicato Rural Beto Grubert.

A Expojardim 12 anos acontece de 11 a 19 de abril no Parque de Exposições de Jardim

Elder Oliveira

Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Jardim