Sucessão familiar foi tema de palestra realizada pelo Sindicato Rural de Maracaju

Sucessão Familiar – Mudança de controle, a admissão de um novo sócio e a sucessão no comando da organização estão entre os desafios mais difíceis enfrentados pelos proprietários de empresas.

Esse foi o tema abordado durante palestra realizada pelo Sindicato Rural de Maracaju na noite de quinta-feira (12), no Tatersal de Leilões do Parque de Exposições de Maracaju, que reuniu cerca de 100 pessoas entre produtores rurais, empresários e acadêmicos.

O evento que é me parceria com o FBN Brasil, já está em sua 2ª edição em Maracaju, e tem crescido e se desenvolvido em sucessão familiar nas empresas do município.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Maracaju Juliano Schmaedecke, as decisões que cercam essas decisões de sucessão determinam o futuro dos negócios aos quais os proprietários devotaram suas vidas, “por isso a importância de proporcionarmos palestras como essa para os empresários de Maracaju, pois está ligado diretamente a continuidade e rentabilidade econômica, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico do nosso município”, explicou o presidente.

O profissionalismo na sucessão familiar está chegando em todos os seguimentos, os atritos internos da família, não devem colocar em risco o futuro dos negócios, “essa equação é quase sempre complicada, mas os resultados compensam”, explicou o palestrante Felipe Palhares Guerra do Grupo Orguel, que ministrou a palestra sobre Governança Familiar.

Conforme ele, empresas familiares sempre tiveram um papel importante no mundo dos negócios, seja em qualquer setor, “na zona rural por exemplo, essa transição de pai para filho também é algo de longa data.

Só que agora ela vem sendo feita de forma mais profissional e, ao invés de herdeiros, estão surgindo os sucessores”, salientou o palestrante.

Estiveram presentes no evento, autoridades, produtores rurais, empresários e acadêmicos.