Vigilância confirma primeira morte por dengue em Dourados

Objetos que podem acumular água são locais de reprodução do mosquito transmissor da doença (Foto: Rodrigo Bossolani)

A vigilância epidemiológica de Dourados confirmou na tarde desta sexta-feira (15) a primeira morte por dengue em 2015 em Dourados. Trata-se de uma mulher de 26 anos que morava no Jardim Santo André e veio a óbito no dia 08 de maio.

De acordo com o coordenador do núcleo de Vigilância Epidemiológica, Devanildo de Souza, ela contraiu a doença no tipo grave, também conhecida como hemorrágica e morreu poucos dias após apresentar os sintomas.

“Ela começou a apresentar os sintomas no dia 04, internou no Hospital da Vida dia 06 e faleceu no dia 08 deste mês. Foi muito rápido, é lamentável. O teste que confirmou saiu ontem [quinta]”, afirmou.

No Estado foram confirmadas até o momento quatro mortes por Dengue, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde baseado em dados colhidos de 26/04/2015 a 02/05/2015. As cidades de Corumbá e Paranhos tem um caso confirmado cada, já em Sonora foram dois registros.

O Dourados News havia mostrado que as notificações de casos de dengue dispararam e os registros tinham praticamente dobrado na semana passada relembre aqui.

Em Dourados o total passava de 361 notificações na semana de 05 a 11 de abril, para 574 na semana de 19 a 25 de abril, “saltando” para 667 de 26 de abril a 02 de maio.

O número assusta também a nível de Mato Grosso do Sul. No ano passado, 9.256 contraíram a doença e nos primeiros quatro meses deste ano, a quantidade saltou para 19.187, ou seja, mais que o dobro da quantidade.

De acordo com Devanildo, a partir de agora este número deve diminuir. O motivo é a chegada do inverno, estação que não é “atrativa” ao Aedes Aegipty transmissor da doença.

“O tempo agora já não favorecerá muito a reprodução do transmissor que gosta do clima úmido e com chuvas e o número de notificações deve cair bastante”, destacou.

Douradosnews