Aprender para Crescer promove palestras a 485 estudantes na região de fronteira

O 2º Encontro Aprender para Crescer, que acontece na Universidade de Columbia, em Pedro Juan Caballero – Paraguai, foi aberto oficialmente na manhã deste sábado (22). O evento reuniu, desde às 8h30, 485 jovens da região de fronteira do Brasil com o país vizinho. Na programação, 38 palestras trataram sobre empreendedorismo, marketing, gestão, turismo, políticas públicas, tecnologia e inovação.

 

A diretora de operações do Sebrae no MS, Maristela França, destacou o desenvolvimento de forma integrada, responsável e construtiva entre os países da América do Sul; por meio da participação das instituições, do poder público e dos cidadãos. “Os recursos aplicados têm que ser efetivos e isso demanda o envolvimento de todos. O dia de hoje é um exemplo de como fazer acontecer para melhorar a realidade de cada um de nós”.

 

Na ocasião, o Sebrae/MS e o CIRD (Centro de Información y Recursos para el Desarollo) – realizadores do projeto MS Sem Fronteiras junto com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) – assinaram um termo de intenções para desenvolver e apoiar ações inovadoras nos dois países.

 

“Queremos aproveitar o conhecimento adquirido em décadas pelo Sebrae e incorporar atitudes e ferramentas inovadoras aos negócios de Pedro Juan Caballero e de toda região de Amambay”, ressalta Agustín Carrizosa, presidente executivo do CIRD.

 

A programação segue até o fim da tarde, quando se encerra o encontro. As inscrições podem ser feitas antes do início das atividades, na própria universidade. “Estou buscando conhecimento e aqui está uma oportunidade de qualificação”, afirma o brasileiro Danilo Fistarol. O estudante paraguaio Anthony Lopez resume sua intenção em estar presente neste dia. “Aprender mais para conseguir um bom emprego”, diz.

 

O 2º Encontro Aprender para Crescer tem o apoio da FAP (Faculdade de Ponta Porã), CCI (Cámara de Comércio y Indústria de Pedro Juan Caballero), Departamiento de Amambay, IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), JCI (Junior Chamber International), Municipalidad de Pedro Juan Caballero, Ponta Porã Sem Fronteiras (Convetion Visitors Bureau), Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Sistema Fecomércio MS, UFMS, UNA (Facultad de Ciências Agrárias de la Universidad Nacional de Assunción), GITMIPYMES (Grupo Impulsor Transfronteiriço de Micro Pequeñas y Medianas Empresas) e Universidad Columbia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here