Audiência Pública sobre o MERCADO MUNICIPAL foi marcada pela forte presença da população e autoridades do estado

Na ultima sexta-feira (23) aconteceu a 1ª audiência pública para discussão da criação do mercado municipal do produtor e agricultura familiar. Marcada pela presença popular, mais um passo foi dado rumo à concretização do projeto.

 

Entre os presentes, fizeram parte da composição da mesa o superintendente do Incra/MS,  Celso Cestari; representante da FUNASA/MS, Sr. Aristides Ortiz, chefe de engenharia;  João Grandão Delegado do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário); Deputado  Federal Reinaldo Azambuja (PSDB) ; Deputado Estadual Laerte Tetila (PT); Deputado Estadual Amarildo Cruz; Deputado Estadual Felipe Orro (PDT); Prefeito Municipal de Maracaju, Dr. Maurílio Azambuja (PMDB) e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Luciano Muzzi Mendes; Representante do presidente do partido progressista, Giovana Corrêa, neste ato representando Alcides Bernal; Presidente da Câmara, Vereador Edio Antonio. E entre os espectadores estavam presentes outras autoridades como os representantes dos assentamentos e entidades privadas e públicas como a UNISOL e a FUNDAÇÃO MS.

 

A audiência tinha como foco discutir a viabilidade do projeto. Mas também foram comentadas as precariedades dos assentamentos do município. A audiência ainda contou com a palestra sobre “Desenvolvimento Rural Sustentável”, explanada pelo Sr. Luiz Carlos Cobalchini, técnico agrícola, médico veterinário especialista em agricultura biológica dinâmica, e trabalha há 4 anos com políticas públicas no Mato Grosso do Sul. Muito proveitosa para esclarecimentos a respeito das linhas de crédito disponíveis e, também programas do governo federal que podem atender às necessidades das administrações municipais, bem como fazer para firmar convênios com entidades bancárias.

 

A definição da audiência se deu pelo seguinte pensamento conforme a fala do Sr. Luiz Cobalchini, “Esse é um trabalho de construção, que se realiza através de etapas, primeiro é preciso definir demandas e deficiências na produção e consumação dos produtos para seguir para próxima etapa do projeto, é preciso ter consciência do projeto como um todo, assim como pelas partes que ainda possuem necessidades (…)”. Então, ao final da audiência ficou estabelecido que os representantes dos assentamentos vão se reunir e elaborar um relatório da produção de cada assentamento e quais as dificuldades enfrentadas atualmente. E esse relatório será entregue e discutido em uma reunião no próximo dia 02 de setembro, juntamente com cada representante, o vereador Nego da Acamar e o secretário de desenvolvimento Luciano Muzzi. E enquanto serão tomadas medidas de acordo com a necessidade de cada assentamento, a secretaria de desenvolvimento econômico irá visitar algumas cidades onde o mercado municipal deu certo e onde não deu para estudo da viabilidade do projeto em Maracaju.

 

Em sua fala final o vereador agradeceu a forte presença da população “quero deixar claro meu respeito e agradecimento à classe desses trabalhadores do campo que hoje são desvalorizados, muito já foi conquistado, mas ainda há um longo caminho pela frente, sou parceiro da agricultura familiar, vejo como o futuro do planeta depende disso, pois hoje temos condição de alimentar toda a população mundial, mas não o fazemos porque ainda pensamos pequeno no que diz ao desenvolvimento sustentável. Sou parceiro e podem contar comigo”.  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here