DESTAQUESSAUDE

Benefícios da aveia para o organismo e como incluir na dieta

Danielle Soares/Maracajunahora foto:finecooking.com

Não é segredo para ninguém que a aveia é muito boa para dietas, principalmente quando o assunto é emagrecer ou ganhar massa muscular.

Mas nem todos sabem que ela possui propriedades medicinais incríveis, sendo capaz de aumentar a energia e vitalidade e também prevenir e controlar uma série de doenças – e é sobre isso que falaremos nesse artigo.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Siga a leitura na íntegra!

Falando um pouco mais sobre a aveia

A aveia é um dos cereais mais consumidos no mundo todo.

Antigamente, era usada para fins medicinais, refletindo todos seus benefícios para a saúde.

Hoje em dia, ela é incluída na maioria das dietas, servindo como um importante alimento para quem quer se manter saudável.

Para que você possa entender sobre as vantagens incríveis de consumir aveia, preparamos uma lista com os principais benefícios para o organismo:

Benefícios do consumo de aveia para a saúde

  1. Melhora a saúde intestinal

Uma dieta rica em aveia é capaz de contribuir de maneira espetacular para problemas intestinais, fazendo com que todo o fluxo fique mais facilitado – e deixando a prisão de ventre lá longe!

Como o intestino fica mais forte e livre de substâncias tóxicas, até problemas como câncer no intestino e de cólon podem ser minimizados e prevenidos.

  1. Contribui para o emagrecimento

Além de ser excelente para a saúde intestinal (até prevenindo alguns tipos de câncer), a aveia ajuda a perder peso e acaba sendo queridinha em uma série de dietas emagrecedoras.

Pela sua riqueza em fibras, contribui para a saciedade, fazendo com que o corpo reduza de maneira natural o consumo de calorias.

  1. Ajuda a controlar e prevenir o diabetes

As fibras beta glucanas são as mais comuns dentre seu componentes.

Esses compostos evitam que o sangue fique com picos elevados de açúcar, controlando as taxas glicêmicas (níveis de glicose).

Além de prevenir o diabetes, um cardápio com inclusão de aveia ajuda a controlar o metabolismo e a condição glicêmica para quem já sofre com a doença.

Por esse motivo, ela é muito indicada para quem possui diabetes ou apresenta histórico familiar (com predisposição).

  1. Minimiza a pressão alta e potencializa a saúde do coração

A aveia exerce influência sobre a pressão arterial pois possui antioxidantes capazes de relaxar os vasos sanguíneos e fazer com que a pressão baixe naturalmente.

Estudos também comprovam que o consumo de aveia deixa o coração e as artérias mais saudáveis, minimizando (e muito) as chances de desenvolver doenças cardiovasculares – como a doença coronariana.

A insuficiência cardíaca também é prevenida, fazendo com que os motivos para incluir a aveia diariamente na dieta sejam ainda maiores.

Mas é claro que, para que tenha tantos benefícios, é preciso focar em um consumo diário e constante – e não apenas uma vez por mês.

  1. Tem rica composição nutricional

Sua rica composição em nutrientes saudáveis faz com que o consumo se torne muito vantajoso para todo o organismo, deixando-o bem nutrido!

Dentre os principais nutrientes, podemos citar:

  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Zinco;
  • Cobre;
  • Vitaminas;
  • E as importantíssimas fibras.
  1. Auxilia o ganho de massa muscular

A aveia não é rica em aminoácidos essenciais, mas ela pode ajudar de maneira maravilhosa para a recuperação muscular pós-treino, devido a sua fonte energética.

Assim, consumir aveia é uma boa pedida para quem está se dedicando ao ganho de massa muscular, ajudando em todo o metabolismo e na contração da musculatura.

  1. Potencializa o sistema imunológico

A beta glucana que está presente em sua composição é excelente para alavancar as atividades das células do sistema imune, fazendo com que o corpo vença processos infecciosos de maneira muito mais fácil.

Sua ação agrega propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo benéfica para a saúde da pele –  funcionando com efeito calmante e protetor.

Como incluir aveia na dieta?

Como a aveia se apresenta em várias versões, fica ainda mais fácil fazer a sua inclusão na dieta.

É possível encontrar as seguintes versões:

  • Farinha de aveia: é utilizada em vários tipos de receitas, sendo uma ótima substitutiva para a farinha branca;
  • Farelo de aveia: possui maior riqueza em fibras do que a farinha, também podendo ser bem aplicada na culinária facilmente;
  • Aveia em flocos: os grãos inteiros e prensados são a versão que mais concentra fibras e nutrientes. Embora a versatilidade não seja tão grande como as farinhas (devido ao tamanho dos flocos), é possível caprichar nas receitas;
  • Aveias instantâneas: muitas vezes encontramos aveias associadas com outros ingredientes (como canela, mel e maçã). Nesse caso, só é preciso ficar atento à adição de açúcar, que pode prejudicar a sua dieta.

Para incluir na dieta e aproveitar todos os benefícios, você pode preparar receitas simples e deliciosas, como:

  • O famoso mingau de aveia;
  • Panquecas, bolachas e bolos;
  • Recheios;
  • Combinação com frutas;
  • Preparação com sucos;
  • Ingestão como cereal matinal.

Posso consumir aveia de maneira indiscriminada?

Apesar da aveia ser um alimento riquíssimo para a saúde, não podemos exagerar na dose – assim como qualquer substância.

É preciso ter bom senso, pois quando consumida em excesso, é capaz de prejudicar o intestino e até levar ao aumento do peso. Por isso, associe a uma dieta saudável e tenha a moderação.

Outros aspectos importantes

Como a aveia não possui glúten, ela se torna um cereal muito versátil que pode ser consumido por todos, trazendo muitos pontos positivos para a saúde.

Quando associada com uma alimentação saudável, é possível contar com benefícios para o treino (como ganho de massa) e até a perda de peso.

Além disso, a saúde agradece muito, sendo vantajosa para a imunidade, a saúde cardiovascular, intestinal e metabólica em geral.

Só não esqueça de evitar exageros, aproveitando tudo que esse cereal incrível pode oferecer!

Gostou do conteúdo de hoje sobre o consumo de aveia e seus benefícios para o corpo? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo