Cada douradense produz quase 1 kg de lixo por dia, diz presidente do Comdam

 

Maryuska Pavão

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Dourados – Comdam, Ataulfo Alves Stein, visitou o Dourados News, para divulgar a 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, com o tema “Resíduos Sólidos” e contou que cada douradense produz quase 1 kg de lixo por dia.

De acordo com o presidente, o objetivo da conferência é definir ações sobre a produção, consumo e impactos ambientais ligados aos resíduos sólidos.

“Em 2010 foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) pela Lei 12.305/2010, e essa lei foi elaborada para debater desafios e impactos que sofremos hoje, com a questão do destino e utilidade do lixo” disse o presidente.

Vereador Madson, professora Salvadora e professor Ataulfo Stein – Foto: Maryuska Pavão

Stein relatou que em 2000, uma pessoa produzida por dia 300 gramas de lixo em Dourados, hoje essa quantidade aumentou para 800 gramas.

“Isso significa que uma pessoa por dia, produz quase 1 kg de lixo, com a conferência realizaremos estudos para encontrar uma forma para diminuir essa quantidade, e assim melhorarmos a qualidade de vida da população e criar uma cidade com responsabilidade social” ressaltou Stein.

Segundo ele, esse aumento de consumo se deve a facilidade no acesso aos produtos, a correria do dia a dia e também ao número de produtos descartáveis. “Hoje compra-se mais marmita, produtos dentro de garrafas pet, caixinhas, latas e tudo isso vai para o lixo” contou.

Salvadora Cáceres, coordenadora de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Dourados – Imam, explicou que hoje se bem administrado, o lixo se tornou uma fonte de rende e energia.

“Precisamos fazer com que a população tenha consciência, pois quanto mais se consome mais lixo é gerado, e isso acaba causando um grande impacto ambiental em todo o país” disse a coordenadora.

Para o vereador Madson Valente, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, é fundamental a participação da população douradense, pois é serão tomadas decisões futuras que afetará na vida de todos.

“O ano que vem é a data limite para que todos os municípios se enquadrem ao regulamento de destino dos resíduos sólidos e a participação da população, com sugestões e projetos é fundamental” afirmou o vereador.

A 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, com o tema “Resíduos Sólidos”, acontece nos dias 17 e 18 de junho, com abertura no Teatro Municipal de Dourados.

O lema “Vamos cuidar do Brasil”, possui enfoque nacional na gestão de resíduos sólidos e será desdobrado em 4 eixos:

1) Produção e Consumo Sustentáveis;

2) Redução de impactos ambientais;

3) Geração de emprego e renda;

4) Educação Ambiental.

http://www.conferenciameioambiente.gov.br/

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA

Segunda-feira, dia 17

19h – Credenciamento

20h – Solenidade de abertura

20h30 – Palestra com representante do IMASUL. 21h – Debate

21h30: Coffee break

Terça-feira, dia 18

7 horas às 9h15 Leitura e aprovação do Regimento da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Local: Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), à rua Quintino Bocaiúva nº 2100, esquina com rua Manoel Santiago, no Jardim da Figueira.

9h15 – Intervalo

9h30 às 11h – Formação de grupos de trabalho e elaboração de Ações Prioritárias

11h30 – Inscrição de candidatura para delegado na Conferência Estadual.

13h – Plenária para a leitura das ações e defesa de propostas

15h – Intervalo

15h20 – Escolha das Ações Prioritárias

16h – Eleição dos delegados

16h30 – Palestra Final

17h – Encerramento

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here