Compactação de solo ainda é desafio para produtores

A compactação de solos tem limitado a produção de grãos, já que dificulta o desenvolvimento do sistema radicular das plantas. As ferramentas de análise de compactação de solo foram apresentadas nesta sexta-feira (23) durante giro tecnológico, na 19ª. edição do Showtec, em Maracaju. O engenheiro agrônomo Ricardo Ralish comandou o giro alertando os produtores sobre a queda de fertilidade do solo com a compactação.

 

“A fertilidade do solo é medida pela sua capacidade em fornecer nutrientes às plantas e na capacidade de absorção de água. As causas da compactação são em função do intenso tráfego de máquinas e equipamentos em condições de solo úmido e o pisoteio animal”, explicou Ralish. O engenheiro agrônomo demonstrou as ferramentas para analise que vão desde pressionar o canivete sobre o solo ao uso do penetrômetro, equipamento automatizado para qualificar e quantificar os efeitos da compactação do solo.

 

Uma das alternativas para o problema é o sistema de Plantio Direto, com rotação de culturas, proporcionando cobertura vegetal. Ralish relata que países como Senegal, na África, e França, na Europa, buscam o conhecimento no Brasil de como aliar produtividade com sustentabilidade, através do Plantio Direto. “São países que conseguem alta produtividade mas apresentam problemas de solo”, diz o engenheiro.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here