Dados pesquisados em 2014 colocam Maracaju como a 2ª melhor cidade de MS para se viver

Prefeito Maurílio Azambuja em visita a uma das unidades de saúde do município

Um levantamento feito pela Revista IstoÉ citou a cidade de Maracaju como a segunda melhor do Estado para se viver. O município ficou atrás apenas de Nova Andradina, localizada na região sudeste, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná.
A pesquisa avaliou 2447 municípios de pequeno porte, com menos de 100 mil habitantes.

Os números são das medições fiscais, de caráter econômico, pesquisados pela IstoÉ, na edição especial As Melhores Cidade do Brasil, e refletem o ano de 2014, através de documentos enviados ao Tesouro Nacional.

Outro número importante foi o da colocação geral, com amostragem para os 5.565 municípios existentes no país. Entre todos eles a cidade de Maracaju galgou a 76ª posição, superando vários municípios de grande porte.

Esses números refletem as decisões administrativas tomadas pelos prefeitos, repercutindo diretamente na qualidade de vida dos munícipes.

Indagado sobre a colocação de Maracaju nos âmbitos Estadual e Federal, o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja (PMDB) revela que uma pesquisa como esta aponta números que muitas vezes passam despercebidos pela população. “Para nós é um motivo de satisfação a avaliação de Maracaju sendo a segunda melhor cidade para se viver no Estado. As decisões e as ações que tomamos em 2014, segundo ano da nossa administração, foram importantes para que Maracaju retomasse o crescimento. Foram ações importantes que terão reflexo a longo prazo”.

Segundo Maurílio, o bom entrosamento político, aliado a uma equipe técnica e empenhada, garantiu a Maracaju essa colocação. “Priorizamos o bom andamento da máquina administrativa para que o município voltasse a crescer diante das dificuldades com que o recebemos.

Hoje temos 12 postos de saúde, sendo duas unidades recém-inauguradas, 36 médicos atuando em diversas áreas, sendo 25 deles especialistas. Conseguimos mais de 300 mil reais em emendas para equipar o único hospital do município, além de sanar dividas na entidade que chegavam à casa dos quatro milhões de reais.

Estamos investindo mais de cinco milhões de reais na drenagem e pavimentação de três novos bairros, beneficiando diretamente cerca de 10 mil moradores. Das três cidades do Estado que conseguiram este recurso Federal, apenas Maracaju está executando a obra”.
Avaliando a crise nacional que reflete diretamente nas contas dos municípios, Maurílio se diz preocupado com o momento, mas confiante nas ações que estão sendo realizadas. “Estamos preparando Maracaju para longo prazo. Prova disso são os mais de três mil cidadãos capacitados pela nossa administração através de cursos profissionalizantes.

Estamos com o projeto de instalação da indústria chinesa no município que vai gerar uma demanda enorme de empregos e serviços. Para isso, já estão disponíveis mais de dois mil e quinhentos lotes urbanos e duzentos e sessenta apartamentos, investimentos diretos da iniciativa privada, um total de mais de 35 milhões de reais aplicados no município, avaliado pelos próprios empresários como uma das melhores cidades para se investir no Estado”.

Nas demais colocações aparecem os municípios de Naviraí, em terceiro lugar, em quarto lugar, Chapadão do Sul e Sidrolândia, na quinta posição.

Lucas Coppeti – Assessoria de Imprensa