DIA DO PROFESSOR – Professores expressam frustração com a falta de inovação na educação

A importância da inovação pedagógica vai além da melhoria dos resultados acadêmicos

À medida que o Dia do Professor se aproxima, muitos educadores em todo o país compartilham um sentimento de frustração com a falta de inovação no setor da Educação. “Os professores desempenham um papel fundamental na formação das mentes e no futuro de nossas sociedades. É crucial ouvir suas preocupações e trabalhar juntos para criar um ambiente educacional mais inovador e eficaz”, comenta a diretora da escola curitibana Interpares, Dayse Campos.

Segundo ela, a inovação pedagógica vai além da mera adoção de tecnologia em sala de aula. Trata-se de uma transformação profunda na maneira como concebemos e implementamos a educação. Ela envolve a criação de ambientes de aprendizado mais dinâmicos, participativos e adaptáveis às necessidades individuais dos alunos.

“No Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, é hora de refletirmos sobre os obstáculos e desafios que os educadores enfrentam enquanto se esforçam para oferecer uma experiência de aprendizado significativa para seus alunos. Esta data não apenas homenageia os professores, mas também lança luz sobre as questões que podem causar frustrações no campo educacional”, frisa a diretora.

Ela destaca que, especialmente no setor particular, muitos professores acabam limitados em sua produção pedagógica por falta de apoio da direção das próprias escolas. “Como diretora, participo de fóruns dedicados a expandir a visão de quem está na condução do trabalho. Porque sem o apoio de cima, o professor que está na base não consegue cumprir a missão de educar dentro do seu real propósito”

Dayse elenca alguns dos principais pontos de preocupação apresentados por profissionais em fóruns de discussão dos quais participa:

Sobrecarga de normas: A obrigatoriedade de conduzir atividades de forma constante em locais fixos, com cronogramas rígidos, materiais padronizados e ritmo uniforme, mesmo diante das distintas necessidades e ritmos das crianças. Em muitos casos, os professores têm limitações para desenvolver atividades significativas por conta dessas regras de controle.

Pressão por resultados de testes: A ênfase excessiva em testes padronizados têm limitado a liberdade dos professores para experimentar novas abordagens de ensino e avaliação.

Distância escola-família: ausência de estratégias que promovam pais e responsáveis como participantes ativos de uma jornada educacional conjunta, visando ao crescimento dos alunos de maneira cooperativa e saudável. Em muitos casos, os professores enfrentam pressões frequentes por parte dos pais e responsáveis, com um diálogo limitado, embora, ocasionalmente, o inverso também seja verdadeiro.

Padronização da abordagem: limitação da criatividade e da flexibilidade dos professores no desenvolvimento de estratégias de ensino que sejam mais adequadas às necessidades e ao contexto de seus alunos. Em regra, é quadro negro, giz e oratória.

“A importância da inovação pedagógica vai além da melhoria dos resultados acadêmicos. Ela prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, que exige habilidades como resolução de problemas, comunicação eficaz e adaptação a mudanças constantes”, explica Dayse.

A busca por um ensino de excelência é um objetivo compartilhado por educadores, instituições de ensino e sociedade como um todo. Nesse contexto, a inovação educacional surge como um pilar fundamental para alcançar esse objetivo e promover uma educação de qualidade.

Para a diretora da Interpares, no Dia do Professor é essencial reconhecer o comprometimento e a resiliência dos educadores que continuam a enfrentar esses desafios. Também é uma oportunidade para refletir sobre a importância de investir em recursos, treinamento e apoio para capacitar os professores a trazer inovação ao processo de educar.