Maracaju 100 anos
POLICIAL

DOF bate recorde em apreensões de maconha e contabiliza os maiores números dos 25 anos do Departamento

Imprimir

O levantamento anual das ações realizadas pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apontou que o número de apreensões de maconha no ano de 2012 foi o maior desde a criação do Departamento há 25 anos. Os números revelam que de janeiro a dezembro foi apreendido pouco mais de 23 toneladas da droga, o que representa 58,5% a mais de apreensões do entorpecente, se comparado ao mesmo período de 2011 quando o montante chegou a 9,6 toneladas de maconha.

As maiores apreensões da droga aconteceram nos meses de março (3,4 toneladas) e agosto (5,1 toneladas). Somente no primeiro semestre de 2012 foram interceptadas 10,8 toneladas do entorpecente, e no segundo semestre os números superaram as 12 toneladas de maconha.

A região que abrange os municípios de Amambai, Coronel Sapucaia e Tacuru registrou os maiores índices de apreensões de maconha. Na localidade o Departamento de Operações de Fronteira flagrou o tráfico de 8,5 toneladas do entorpecente de janeiro a dezembro de 2012. “Estes municípios fazem fronteira com cidades que possuem histórico de plantação de maconha, por isso o DOF intensificou as ações nestas regiões. Nestas localidades temos um período específico para que o tráfico ocorra em decorrência do plantio e da colheita da maconha, mas que já foi identificado pela nossa equipe de inteligência”, explica o coronel da PM Edilson Osnei Nazareth Duarte, diretor do DOF.

Nos municípios da região de Laguna Carapã e Ponta Porã o número de apreensões de maconha se mostrou considerável conforme o levantamento do DOF. Na região foram apreendidas 7,3 toneladas. Nos municípios de Dourados, Caarapó e Nova Alvorada do Sul foram barradas nas fiscalizações 3,9 toneladas de maconha. Maracaju, Bela Vista, Jardim e os municípios vizinhos a esta região apontaram mais de 2 toneladas de maconha apreendidas. Os índices mais baixos de apreensões foram registrados na região de Mundo Novo, Eldorado e Iguatemi, com cerca 1,4 toneladas de maconha encontradas pelo Departamento durante todo o ano de 2012.

As ações do Departamento de Operações de Fronteira nos 51 municípios que compõem a faixa fronteiriça do Brasil e o Paraguai foram divididas em sete áreas de atuação. De acordo com o comandante do DOF a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai continuar e intensificar ainda mais as ações do Departamento em conjunto com o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) em parceria com o Ministério da Defesa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo