Energia solar em apartamentos: é possível?

WSI

A energia solar é uma das principais alternativas para geração de energia elétrica, e se destaca por ser limpa e eficiente. Para quem mora em apartamento, pode ser mais difícil instalar um sistema de geração solar, mas com um pouco de adaptação é perfeitamente possível aproveitar o potencial do sol.

A instalação dos painéis solares que compõem um sistema de geração de energia elétrica deve ser feita em um local aberto, em que a estrutura receba luz do sol para ser transformada em energia. No caso das casas, a instalação normalmente é feita no telhado, mas em apartamentos isso só é possível na cobertura.

Onde instalar painéis solares em apartamentos?

Quem mora em coberturas ou no térreo, provavelmente já dispõe de áreas excelentes para a instalação de um sistema fotovoltaico. Nos andares intermediários, dependendo de como for a sacada do seu apartamento, é possível instalar os painéis solares nesta área, desde que o local não seja afetado pelo sombreamento na maior parte do dia.

Outra interessante opção é a instalação dos painéis solares na parede do prédio, utilizando um tipo de fixação muito comum na Europa. Esta não é a melhor opção para apartamentos brasileiros, já que aqui o sol fica mais alto do que na Europa ao longo de todo o ano. Porém, esta ainda é uma boa escolha quando não é possível montar o sistema de geração no telhado.

Atualmente, muitos projetos arquitetônicos estão sendo planejados considerando a possibilidade de instalar painéis solares. Nestes casos, o próprio apartamento já foi concebido para integrar um sistema de energia solar, tornando a tarefa mais fácil. Caso o prédio não tenha um apartamento na cobertura, é possível verificar a possibilidade de o sistema ficar no topo.

Quem consome a energia gerada?

Depende. A energia solar gerada pode ser usada somente pela pessoa que comprou e instalou o sistema, de maneira compartilhada por diversos moradores ou até mesmo ser utilizada como fonte de energia para áreas comuns do condomínio. Tudo depende da potência instalada e da vontade de quem construiu o sistema.

A creditação de energia pode ser feita de 3 formas, que valem tanto para o uso individual ou coletivo:

  • Autoconsumo remoto: o consumidor pode utilizar a energia gerada a partir de um sistema localizado em um local diferente do ponto de consumo. É uma opção interessante para quem mora em apartamento, mas tem uma casa na praia com espaço melhor para instalação do sistema solar, por exemplo;
  • Geração compartilhada: um grupo de moradores pode realizar um consórcio para a instalação de um sistema que gere energia compartilhada, com créditos utilizados por todos os envolvidos. É necessário comprovar um vínculo entre as partes;
  • Geração em condomínio: a produção de energia solar é feita pelo condomínio e dividida entre seus apartamentos.

O sistema para gerar energia solar é considerado de simples instalação, oferecendo baixos gastos com manutenção e poucos equipamentos que precisam ser adquiridos. Isso significa que o dinheiro aplicado tende a voltar rapidamente, trazendo economia na conta de energia elétrica.