Exercícios físicos na gestação garantem muitos benefícios para a mãe e o bebê

“Apesar de recomendado para as gestantes, qualquer atividade física só deve ser iniciada após liberação médica”, alerta especialista

Portrait of a beautiful young pregnant woman sitting near an exercise ball in the gym. Working out, yoga and fitness, pregnancy concept closeup

Comunicação UNIMED

Que a prática de atividade física é importante para a saúde física e mental, não há dúvidas. Além disso, a prática de exercícios em qualquer idade proporciona bem-estar e ainda a oportunidade de socialização entre as pessoas.

Uma vida em movimento também promove inúmeros benefícios às gestantes e ao bebê que vai chegar. “A prática de exercício físico regularmente na gestação previne diabetes gestacional (DG), melhora no fluxo sanguíneo cerebral, controla a ansiedade e a pressão arterial, além de reduzir a incidência de sintomas indesejáveis, como câimbras, edema e fadiga. Para o bebê, destaco a melhora da circulação da placenta, permitindo que ele receba mais oxigênio e nutrientes”, explica a Dra. Kamille Farah Said, ginecologista e obstetra da Unimed Campo Grande.

Apesar de recomendado para as gestantes, é importante destacar que qualquer atividade física só deve ser iniciada após liberação médica.

“A atividade física de intensidade leve a moderada é recomendada a todas as grávidas, desde que, estabelecida a ausência de risco gestacional e após liberação médica. Para pacientes que não são habituadas à prática, a recomendação atual é iniciá-la após a 12ª semana de gestação. Já as gestantes fisicamente ativas antes de engravidar, podem manter suas atividades, inclusive no primeiro trimestre gestacional, porém, modificando ou adaptando sua intensidade e frequência”, ressalta a médica.

De acordo com a especialista, o ideal é que a gestante se exercite, no mínimo, 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana e, segundo ela, as atividades mais indicadas são:

-Caminhada

-Hidroginástica

-Natação

-Yoga

-Pilates

-Bicicleta Ergométrica

-Alongamento

-Musculação

Dra. Kamille ressalta que a gestante precisa estar atenta a qualquer sinal ou alteração durante a prática do exercício escolhido. “Alguns sintomas representam sinal de perigo de complicações tanto para a gestante, quanto para o feto, e por isso, o exercício precisa ser interrompido imediatamente, como a perda de líquido amniótico, dor no peito, sangramento vaginal, enxaqueca, dispneia, edema, dor nas costas, náuseas, dor abdominal, contrações uterinas, fraquezas musculares, tontura e redução dos movimentos do feto”, pontua a médica.

Cuidados gerais para exercícios durante a gestação:

-Faça o acompanhamento pré-natal

-Evite exercícios em ambientes quentes

-Quando ao ar livre, prefira os horários de temperatura mais amena

-Faça uma refeição leve de 30 a 60 minutos antes de iniciar a prática

-Beba líquidos antes e depois para garantir a boa hidratação