Funasa em MS recebe treinamento em sistema da AGU

Aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro na Superintendência Estadual da Funasa em Mato Grosso do Sul (Suest-MS), treinamento sobre o “Sapiens”, sistema da Advocacia Geral da União (AGU) de inteligência jurídica, que teve a participação de servidores de setores como Serviço de Convênio, Administração, Recursos Humanos e da Procuradoria Especializada Federal da Fundação no MS.

O curso, ministrado pelas servidoras da área jurídica da Funasa/Presidência, Isaudina de Andrade e Rosângela Fernandes, visa levar ao conhecimento das áreas responsáveis o sistema de processo administrativo eletrônico de gestão arquivistica adotado pela AGU, cujo objetivo é atender com mais celeridade e economia às demandas judiciais, fornecendo elementos para a defesa dos órgãos federais ligados diretamente às unidades da Procuradoria-Geral Federal nos estados.

“A atuação da Funasa será fornecer subsídios nas ações civis públicas, nas ações trabalhistas, danos morais e diversas outras que envolvem a Instituição, para que que os processos tramitem com maior celeridade”, afirma Alyre Marques Pinto, Procuradora Federal da Procuradoria Geral Especializada (PGE) junto à Funasa em Mato Grosso do Sul, que também participou da capacitação.

De acordo com a ministrante do treinamento, Isaudina de Andrade, “o procurador federal que atua numa determinada demanda judicial precisará das informações, então esses subsídios serão inseridos no sistema pela Funasa dos estados e irá contribuir para celeridade na atuação do procurador num processo judicial”.

O Sapiens é a fusão de dois sistemas realizado pela AGU, um de tramitação processual e outro de produção jurídica, tornando-se um processo eletrônico, virtual, de grande rapidez. Além disso, vem de encontro à política de respeito ao meio ambiente.  “Nesse sistema, reduz-se o consumo de papel. A proposta é de que futuramente e não se tenha nenhum processo físico nas mesas, pois documentos como ofícios, memorandos, pareceres entre outros passarão a serem gerados eletronicamente no sistema que conta ainda com um link com o Judiciário que atende às demandas que envolvam a Administração Pública”, afirma a servidora Isaudina.

Comunicação Social/SUEST-MS/FUNASA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here