Macarrão está presente em 99,3% dos lares brasileiros, aponta Abimapi

Dia Mundial do Macarrão é comemorado em 25 de outubro e mais de 500 tipos estão disponíveis ao consumidor

Grupo Sato
No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Macarrão, uma das comidas mais antigas do mundo, que surgiu na China e adotada pelos italianos, tanto que o Dia do Macarrão foi criado durante o 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma/Itália em 1995.  Aquela que apesar de não ter sido sua criadora, é a terra da massa por excelência, com muitas variedades de formatos que são típicas de cada região italiana. Talharim, Fettuccine, Espaguete, Bavette, Linguini, Bucatini, Capellini,  Penne, Rigatoni, Pappardelli, Conchiglione (Concha), Fusili (Parafuso), Farfalle (Gravata), sem contar ainda com os vários tipos de molhos que o acompanham.
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) realizada em 2019, o macarrão está presente em 99,3% dos lares brasileiros, fazendo do país o terceiro maior produtor mundial de macarrão, segundo estudo da Organização Mundial de Pasta (IPO).
O espaguete consegue ter a expressiva marca de 50% de preferência dos brasileiros. A nutricionista do Fort Atacadista em Mato Grosso do Sul, Cibele Câmara separou uma tabela com outros formatos de macarrão com as suas características e indicação de preparo.
Formato
Tipo de massa
Característica
Ideal para
Espaguete
Massa longa
Formato cilíndrico e fino
Macarronadas
Molhos mais líquidos
Linguine
Massa longa
Formato mais achatado que o espaguete.
Macarronadas
Molhos mais líquidos
Frutos do mar
Talharim, fettuccine, tagliatelle e pappardelle
Massa longa
Formato bastante achatado. Normalmente, formam um ninho. Variam de acordo com a largura.
Molhos leves que possam aderir à massa.
Aletria (“cabelinho de anjo”)
Massa longa
Formato cilíndrico mais fino em ninho.
Doces (aletria)
Sopas
Bucatini (“macarrão furadinho”)
Massa longa
Formato cilíndrico, mais grosso que o espaguete e possui um furo no meio como um canudo.
Molhos bastante líquidos que possam adentrar a massa.
Penne
Massa curta
Formato curto, oco, pontiagudo e com ranhuras para a adesão do molho.
Molhos espessos e com pedaços.
Preparos no forno (exemplo: gratinado).
Rigatoni
Massa curta
Cilindros grossos e curtos, com ranhura para aderir ao molho.
Molhos espessos e com pedaços.
Fusili (“macarrão parafuso”)
Massa curta
Formato de parafuso (helicoidal).
Saladas
Pratos leves
Farfalle (“gravatinha”)
Massa curta
Formato de borboleta (farfalle, em italiano) ou gravata borboleta (por isso, o apelido de “gravatinha”).
Saladas
Pratos leves
Molhos espessos
Aos fãs de uma boa massa, o Fort oferece com a exclusividade da marca Santa Távola, importados diretamente da Itália e com ingredientes selecionados. Entre as opções estão tomate sem pele e creme de avelã, disponível na unidade da Coronel Antonino. Já na linha de azeites, as marcas d’Aguirre e Rainha Dom Leonor são opções para manter uma dieta equilibrada, temperar e dar mais sabor a diversas receitas.
Onde encontrar – O Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, possui sete lojas em Campo Grande, e cumpre todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus e funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h, nos seguintes endereços:
Loja Coronel Antonino – R. São Borja, 586 – Vila Rica
Loja Getúlio Vargas – Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo II
Loja Guanandi – Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim Jacy
Loja Moreninhas – Av. Gury Marques, 4855
Loja Parati – Rua da Divisão, 1208
Loja Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300
Loja Tiradentes – Rua Antônio Bicudo, 112 – Jardim São Lourenço
Sobre o Grupo Pereira – Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista, Bate Forte e SempreFort. São mais de 15 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem 89 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 45 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), oito lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. O GP também é proprietário do braço de serviços financeiros Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label Vuon Card, que já conta com mais de 500 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade e com as comunidades do entorno por meio de programas de sustentabilidade e responsabilidade social.