Maracaju recebe o canadense Tom Rudmik, fundador da metodologia Aprendizagem Profunda

Palestra reuniu mais de 500 pessoas, entre professores da rede municipal de ensino de Maracaju, Sidrolândia, Rio Brilhante e Santa Rita do Pardo. Sindicato Rural de Maracaju é parte importante no desenvolvimento da formação e aplicação do método em parceria com a Prefeitura de Maracaju.

Por: Assessoria de Imprensa/ Vanessa Bordin

Maracaju fazendo história na educação! Nesta terça-feira (12), o município sediou um importante evento ligado à educação e ao trabalho inovador de transformar a forma de fazer ensino nas escolas municipais por meio de uma nova metodologia. Foi a palestra com o fundador da Imaginal Education e da Master’s Academy e College, o canadense Tom Rudmik. Ele é o criador da abordagem “Aprendizagem Profunda”, aplicada em alguns países e desenvolvida no Brasil por meio da Fundação Shunji Nishimura, de São Paulo.

Pela primeira vez em Maracaju, Tom Rudmik palestrou sobre a importância de se trabalhar uma abordagem diferenciada em sala de aula, despertando nos alunos um maior interesse em aprender e estabelecendo uma melhor relação entre professor e aluno. Um momento de mais aprendizado para centenas de professores que buscam por mais conhecimento para aplicar na prática com crianças e adolescentes.

Em Maracaju, o Sindicato Rural iniciou as tratativas com a Fundação Nishimura ainda em 2018, para que a formação dos professores pudesse acontecer no município. Por meio de um convênio firmado em 2023 entre a Prefeitura Municipal de Maracaju, o Sindicato Rural e a Fundação, é que uma primeira turma de professores, de algumas escolas municipais, deu início à formação em Aprendizagem Profunda, já podendo desenvolver com os alunos a nova abordagem de estudo.

A ideia é que novas turmas de professores passem pela formação para que a metodologia possa ser aplicada em todas as escolas municipais, uma iniciativa importante que a atual gestão abraçou, por meio do olhar de futuro do prefeito Marcos Calderan e da Secretária Municipal de Educação, Carolina Souza.

Para o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Marco Antônio Marcondes, a metodologia Aprendizagem Profunda vem de encontro com uma necessidade que existe há muito tempo no país em se aprimorar o ensino e o formato de aplicação dos conteúdos em sala.

“Esse é um projeto inovador e traz uma melhora significativa da aprendizagem dos alunos e diminuindo consequentemente a evasão escolar. O método atual está obsoleto e nem sempre adianta ser ajustado, atualizado. Os alunos precisam se interessar por assuntos ligados ao seu dia a dia, oferecer uma nova forma de aprender e de se comportar em sala de aula, oferecer ao aluno a oportunidade de se identificar e descobrir o verdadeiro interesse em aprender”, ressaltou Marco Antônio.

Para Ana Nery, diretora do Sindicato Rural e uma das idealizadoras da formação em Maracaju, esse é o resultado de um caminho de muitos anos em busca da transformação por meio da educação, podendo inserir Maracaju como município pioneiro na implementação e desenvolvimento de uma abordagem moderna e esclarecedora.

O evento foi realizado pela manhã na chácara Acácia Branca, em Maracaju e à tarde, em um novo encontro no auditório da Sara para troca de experiências entre alguns professores que já aplicam a abordagem em sala de aula.