CULTURA

Mostra Audiovisual terá palestra e homenagem a trilhas sonoras

Os amantes de cinema e de música poderão unir suas duas paixões durante a MAD (Mostra Audiovisual de Dourados), que acontece de 10 a 18 de maio, no Teatro Municipal de Dourados. A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) programou duas atrações especialmente voltadas a quem aprecia trilhas sonoras para cinema, já no dia 10 de maio, primeiro dia da Mostra.

 

A música, seja ela instrumental ou canção, é de fundamental importância na composição de uma produção cinematográfica, sendo que poucos diretores dispensam seu uso, por motivos conceituais. Desde que o cinema passou a ter som, no final dos anos 1920, as trilhas sonoras embalam histórias em salas de projeção de todo o mundo, dando origem a clássicos, que, talvez sem suas músicas, não tivessem se tornado tão marcantes.

 

Para celebrar o cinema e suas trilhas inesquecíveis, a MAD traz a Dourados o jornalista Rodrigo Carreiro, professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e coordenador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele é pesquisador na área de som para cinema e vai ministrar uma palestra sobre as principais trilhas da história da sétima arte. A entrada é livre e gratuita, às 16 horas do dia 10 de maio, no Teatro Municipal de Dourados.

 

Em seguida, às 18 horas, a Orquestra UFGD fará uma homenagem ao músico norte-americano John Williams, um dos compositores de trilhas sonoras mais bem-sucedidos do cinema. Indicado ao Oscar 49 vezes, tendo levado a estatueta em cinco ocasiões, Williams, de 82 anos, é responsável por sucessos como “Tubarão”, “Star Wars”, “E.T., o Extraterrestre”, “Indiana Jones” e “A lista de Schindler”. Inspirados em suas composições, o grupo de músicos da UFGD, organizados pela regente Thais Costa, fará uma apresentação que promete emoções cinematográficas.

 

A MAD

A Mostra é uma realização da UFGD por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e da Coordenadoria de Cultura (COC), contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Dourados na figura de sua Secretaria de Cultura, TV Morena, Vortex Store, Instituto Caran d’Ache, Restaurante Kikão e Jornal O Progresso.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3410-2875 e pelo e-mail dicult@ufgd.edu.br. A programação completa e outras informações estão no site www.madufgd.com. As entradas para todos os eventos serão gratuitas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo