Mulheres maduras começam a estrelar campanhas de moda: saiba por que o fenômeno está ganhando alcance em todo o mundo

Caroline Fakhouri/ Beatriz Marques Dias

No último dia 24/10, terça-feira, o diretor criativo da Lowe anunciou que a atriz britânica Maggie Smith, de 88 anos, a matriarca Violet Crawley de Dowton Abbey, será a maior estrela da campanha da marca icônica espanhola, que pertence ao grupo LVMH.

Com isso, a atriz, laureada com Oscar e famosa mundialmente por seus inúmeros papéis em mais de 60 anos de carreira, será o rosto da pré-coleção primavera-verão 2024.

A marca é mais uma a abrir espaço para mulheres maduras, fenômeno que está se consolidando em todo o planeta.

Aqui no Brasil, a escritora e psicanalista Sylvia Loeb, de 79 anos, que acaba de lançar o livro Mulheres  e é uma grande ativista contra o etarismo por meio de sua rede social @minhaidadenaomedefine. Ela defende que as mulheres podem chegar à maturidade  com planos para o futuro e muita vontade de viver. “Acho fundamental ter um projeto de vida na maturidade, algo que te faça levantar da cama todos os dias e ter prazer! Porque a vida é um presente”, diz Sylvia.

“Eu acho incrível que mulheres mais velhas estejam tendo oportunidades e agora sejam convidadas para estrelar campanhas de moda. A verdade é que temos de acabar com paradigmas ultrapassados e entender que a idade é só um número. A maturidade é nos sentirmos bem dentro da nossa própria pele e alçarmos voos que sempre sonhamos! E é muito bom que o mundo da moda estão compreendendo isso”, explica Sylvia.

Sylvia enxerga o passar dos anos como uma fonte de orgulho e descreve que uma das receitas para envelhecermos bem é ter um olhar de afeto e de compreensão, diante dos momentos de dores e vulnerabilidades, sem, no entanto, deixar que esses episódios impactem em nossos propósitos de vida e planos para o futuro.

Com uma trajetória literária marcada por cinco livros anteriores, além de Mulheres, lançado este mês de outubro, Sylvia também é psicanalista e atende pacientes em seu consultório há mais de 40 anos.

Ao lado da filha, Carla Leirner, a autora é também bastante influente no ativismo social. No mundo digital, elas têm o perfil “Minha idade não me define”, com 180 mil seguidores no Instagram, abordando questões essenciais sobre o envelhecimento e atuando no combate ao etarismo, promovendo uma visão positiva sobre a maturidade. E, para aqueles que já anseiam por mais, Sylvia antecipa que, em sua mente, há outro livro em gestação. Bom para nós!