Mundo Senai atrai 9 mil pessoas em 11 municípios do Estado

Pelo menos 9.081 pessoas, entre estudantes de escolas públicas e comunidade em geral, participaram da 6ª edição do Mundo Senai realizada, dias 10 e 11 de setembro, nas unidades Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia e Três Lagoas para apresentar oportunidades concretas de formação profissional no setor industrial de Mato Grosso do Sul. A iniciativa, que foi promovida em todo o Brasil, ofereceu a chance de conhecer mais sobre a indústria, além de descobrir os caminhos que a entidade disponibiliza para a melhor qualificação.

foto mundo senai corumba

No Senai de Aparecida do Taboado foram 700 visitantes, em Campo Grande outros 600, em Corumbá mais 974, em Dourados 900, em Ivinhema 300, em Maracaju 315, em Naviraí 1.392, em Nova Andradina 815, em Rio Verde 475, em Sidrolândia 210 e em Três Lagoas 2.400 pessoas. Para a assessora de cooperação e projetos especiais do Senai, Ilana Coutinho Alencar, os números foram excelentes. “Superamos a nossa expectativa e isso mostra como a comunidade tem interesse e conhecer o Senai. Agora esperamos o retorno no número de matrículas nos cursos disponíveis até o fim do ano”, declarou.

Para o 6 ª vice-presidente regional da Fiems, Gilson Kleber Lomba, a ação é válida para que o público empresarial conheça os produtos. “As empresas não conseguem trabalhar com assuntos imprescindíveis no mundo moderno como inovação sem que estabeleçam parceiros que possam auxiliar na busca constante de diferenciais para serem competitivos no mercado. Nesse contexto o Senai se apresentando como parceiro pode fazer a diferença no futuro das empresas”, disse.

Repercussão

O gerente do Senai de Campo Grande, Marcos Costa, destacou a integração dos alunos. “Ao receber a comunidade e os estudantes de outras escolas, conseguimos despertar o interesse dos visitantes pelas diversas profissões industriais e valorizar os nossos alunos que ajudam a apresentar os cursos”, apontou. A gerente do Senai de Naviraí, Sandra Denega, disse que os alunos do Senai têm um momento significativo para expor trabalho para a comunidade. “Isso faz com que eles enfrentem os medos e desafios”, disse.

Em Aparecida do Taboado, a gerente do Senai, Ana Elizabete de Lima Garcia, disse que a comunidade tem sido receptiva e que os alunos têm a oportunidade de passar para a comunidade o que já aprenderam. “Essa é uma oportunidade extremamente importante para eles terem conhecimento da nossa estrutura e do que podemos ofertar”, disse. Para o gerente do Senai de Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos, as orientações profissionais e visitas guiadas aos laboratórios simulam o dia a dia da indústria e mostram o que é oferecido na instituição. “Esta é uma ótima oportunidade para comunidade conhecer o trabalho desenvolvido aqui e motivar as pessoas a buscarem os cursos”, ressaltou.

Na unidade de Rio Verde, o gerente do Senai, Valter Costa, pontua o que foi oferecido durante o evento. “A comunidade pode participar das oficinas, manusear equipamentos e tirar dúvidas sobre os cursos relacionados à robótica, automação e eletrotécnica, construção civil, cerâmica, química, além de participar de palestras”, explicou.

Já o gerente do Senai de Maracaju, Edson José Coelho, falou sobre a importância da iniciativa para a comunidade. “Aqui é uma unidade nova, então o Senai é um universo desconhecido para diversas pessoas, e o Mundo Senai foi uma oportunidade de mostrar o que temos para oferecer e familiarizar as pessoas com nossa estrutura, além de aproximar a comunidade da escola e fazer com que os alunos possam visualizar as futuras profissões”, comentou.

A supervisora pedagógica do Senai de Sidrolândia, Adriana da Silva Marqueti, reforçou que o evento permitiu aos alunos ensinar e aprender. “Isso é uma valorização do aprendizado e da profissão”, disse. A coordenadora pedagógica do Senai de Dourados, Maria Cristina Freitas, também destaca a participação dos estudantes da unidade. “Para os alunos do Senai é importante passarem o conhecimento e a experiência que tiveram ao longo do curso, apresentando novas oportunidades e informações para a população”, avaliou.

Para o gerente do Senai de Corumbá, Marcelo Alexandre Zinsly, o evento foi um momento importante para a comunidade conhecer o que o Senai tem a oferecer. “O Mundo Senai gera interesse nas pessoas em buscar uma profissionalização”, disse

Estudantes

Já a estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 26 de Agosto, em Campo Grande, Aliane Elias Amaral, 17 anos, disse que a experiência dos cursos agrega ainda mais valor para o currículo dos jovens. “Ver de perto essa realidade incentiva a pensar de forma diferente, porque, muitas vezes, estamos acostumados com a mesma rotina de ir à escola e se limitar àquilo, mas ir além te oferece maturidade e disciplina. Tudo isso é importante na preparação para o trabalho”, afirmou.

Para a estudante Rhilary da Silva, da Escola Dom Bosco, de Corumbá, destaca que o Mundo Senai lhe apresentou a robótica. “Se fosse para fazer um curso no Senai, eu faria nesta área”, garantiu. A aluna Isabely Cunha, também da Escola Dom Bosco, destacou o curso de química. “Achei muito interessante”, afirmou.

Para o estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 26 de Agosto, Ergon Zamarian, 17 anos, a oportunidade permite conhecer várias profissões. “É uma forma de apresentar o mundo ao jovem, porque os cursos podem se complementar. Por exemplo, você um curso de mecânica e depois pode fazer uma faculdade relacionada a área”, comentou.

Para os estudantes dos cursos do Senai de Campo Grande, a experiência também é válida e eles aprendem com as apresentações. “Estamos compartilhando nosso conhecimento adquirido no curso e demonstrando nosso trabalho, assim ajudamos as pessoas mais jovens a conhecer, sentirem-se atraídas pelo trabalho, e ter uma chance aqui no Senai”, disse o aluno do curso de assistente de produção, Cleiverson Peixoto, 20 anos.

Daniel Pedra