O Novo Ano começou: que tal incluir em sua rotina práticas sustentáveis?

Renan Gabriel

É comum iniciar o ano fazendo planos. Há os que querem ser mais fitness e iniciam dietas e incluem em sua rotina exercícios físicos. Outros pensam em mudar de carreira e se preparam fazendo novos cursos e traçam novas rotas para seu futuro profissional.  Tem os que começam um ano cuidando mais da saúde mental adotando novos hábitos para melhorar a qualidade de vida. Todas essas práticas são fundamentais para encontrar motivação para os próximos doze meses. E que tal incluir nesses planos atitudes mais sustentáveis? E é possível começar separados os resíduos domésticos para reciclagem.

No Brasil, apenas 30% das pessoas se preocupam em fazer a separação correta de seus resíduos, de acordo com um estudo da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) de 2023. Segundo a analista de marketing do Instituto Recicleiros Flávia Natero, a coleta seletiva depende também dos cidadãos, que além de contribuir com o meio ambiente, ajudam a preservar a cidade limpa. “Com a colaboração e voluntariado dos moradores, mais facilmente podemos lidar com a limpeza dos espaços públicos das cidades, garantindo um retorno econômico para a região e aos catadores, além da preservação do ecossistema local”, explica Flávia.

Ainda segundo o levantamento da Abrelpe, mais de 70% dos municípios brasileiros possuem coleta seletiva. Um exemplo disso é o Programa Recicleiros Cidades, ação estruturante, desenvolvida pelo Instituto Recicleiros, que visa conectar pessoas, municípios e empresas para vencer o desafio do lixo e da desigualdade social. Atualmente, 14 municípios são beneficiados com o programa.

Essa iniciativa chegou em Maracaju em 2023,se tornando um grande ganho à cidade, gerando economia com a coleta, o transbordo de resíduos e com a diminuição do uso de aterros sanitários. Além disso, melhora a limpeza da cidade e evita a poluição ambiental.

Cerca de 18 cooperados trabalham no local e quanto mais adesão da população ao projeto, mais postos de trabalho poderão ser ocupados. Para isso acontecer, os moradores de Maracaju podem fazer algumas ações no dia a dia para colaborar com a coleta seletiva.

Veja as dicas para descartar os resíduos corretamente, e possibilitar uma destinação adequada do lixo e proteger o meio ambiente:

  • Separação correta dos materiais – Os materiais recicláveis, como embalagens, latas, garrafas de vidro e plástico, papelão, caixas, pets, entre outros, dos não recicláveis e orgânicos, como os alimentos. Também deve haver a separação de materiais secos dos molhados, facilitando o trabalho dos catadores e da cooperativa.

  • O estado dos materiais importa – Os compostos devem estar secos e limpos quando forem descartados, assim evitando o processo de decomposição e a produção do chorume e gases tóxicos, ocasionando na destruição do meio ambiente e a um risco a processo e coleta dos catadores.

A coleta dos resíduos ocorre semanalmente. Os dias e horários detalhados para cada endereço estão disponíveis no site https://chegouareciclagem.org.br, além do detalhamento dos tipos de serviços prestados. Caso não consiga deixar o material no horário da coleta, é possível levar os resíduos, devidamente separados, à cooperativa localizada na Av. Mal. Deodoro, 190 – Centro, Maracaju – MS, 79150-000.

Sobre o Instituto Recicleiros – Organização da Sociedade Civil (OSC), qualificada como OSCIP, que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, com especial foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras. Por meio do Programa Recicleiros Cidades, implanta nos municípios brasileiros a coleta seletiva e a reciclagem, envolvendo em um mesmo ecossistema em cadeia circular prefeituras, empresas, catadores e cidadãos.

Serviço

https://chegouareciclagem.org.br

RECICLA MARACAJU

Rua: Av. Mal. Deodoro, 190 – Centro, Maracaju – MS, 79150-000

Email: contato@recicleiros.gov.br

Instagram: https://www.instagram.com/recicla_maracaju/