Pais devem se atentar a postura dos filhos

Mochilas com rodinhas são as preferidas na hora das compras - Foto: Adriano Moretto

Mochilas com rodinhas são as preferidas na hora das compras – Foto: Adriano Moretto

Com a volta do ano letivo, os pais devem ficar a tentos com a postura dos filhos. O excesso de peso nas mochilas por conta dos livros e cadernos podem ocasionar dores e trazer problemas que a criança já possui geneticamente.

De acordo com o médico ortopedista Antônio Fernando Gaiga, os pais devem observar a postura dos filhos, assim como as queixas de dores nas costas. “É importante sempre observar a postura corporal da criança, muitas já tem lesões que são visíveis, ao olhar já se nota que está com a coluna torta. O peso da mochila pode trazer problemas genéticos que a criança tem ou de alguma lesão que a criança sofreu e passou despercebida pelos pais”, explica o ortopedista.

A jornalista Caroline Ribeiro, 29, conta que optou pela mochila de rodinhas para o filho de cinco anos. A criança ainda não utiliza muitos materiais por conta da idade escolar, mas a mãe já busca tomar os cuidados necessários com a questão do uso do acessório. “Apesar dele ainda não utilizar muito material, eu preferi a mochila de rodinhas, é mais fácil para ele carregar e para não atrapalhar na questão da postura” fala a mãe.

O médico conta ainda que atende poucos casos de crianças com lesões ou dores nas contas e diz que a incidência é maior em adultos. “Atendo mais adultos com lesões, crianças são casos isolados, pois normalmente elas não carregam peso. Já o adulto, sempre faz esforço e isso ocasiona em problemas na coluna”, falou Gaiga.

Assim como a jornalista, Joelma Barreto, 37, que foi escalada para comprar a mochila da sobrinha Maiummy de cinco anos, também procura pelo acessório com rodinhas. “Com rodinhas é mais fácil para a criança, o peso fica distribuído não atrapalhando a locomoção da criança” diz.

As recomendações do médico para que as pessoas que sentem dores, ou perceber que a postura não está torta é procurar um ortopedista para que seja feita uma avaliação e assim realizar o tratamento adequado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here