Polícia faz 'onda' de apreensões com início da safra da maconha no Paraguai

Quase quatro toneladas de maconha foram apreendidas em três dias pela Polícia Militar e flagradas no mesmo local, saída para Sidrolândia, em Campo Grande. Na safra daerva, produzida no Paraguai, a atenção está voltada aos traficantes, que tem Mato Grosso do Sul como ponto de distribuição e rota para levar a ‘encomenda’ aos grandes centros.

 

Nesta quarta-feira (12), por volta das 4h, os homens da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) realizavam patrulhamento na avenida Gunter Hans, sentido centro, quando abordaram o condutor de uma caminhonete Frontier branca, placas FFZ-2830, de Limeira (SP).

 

O motorista diminuiu a velocidade, como se estivesse parando e, assim que os policiais se aproximaram, ‘arrancou’ com o carro e fugiu. Foram 10 minutos de perseguição, de acordo com o soldado Odenir Hortega, sendo que por um período os policiais o perderam de vista. Já no bairro Aero Rancho, eles encontraram o veículo no cruzamento da rua Antônio Plaza com a avenida Ernesto Geisel.

 

“Ele abandonou o carro e se embrenhou pela mata do córrego. Achamos 968,3 quilos, que totalizaram 1004 tabletes. Agora, as equipes continuam realizando buscas para encontrar o traficante. E o carro, com placas de São Paulo, também suspeitamos que seja roubado”, diz o policial que encaminhou a droga para a Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico).

 

Com tanta apreensão em pouco tempo, a delegacia estava abarrotada de entorpecentes. “Ainda pegamos mais de 30 quilos de cocaína na semana passada e temos a informação de que o DOF (Departamento de Operações da Fronteira) ainda apreendeu 15 toneladas neste último mês. Tudo será encaminhado para incineração ainda esta semana. Serão ao todo 50 toneladas”, afirma o policial civil.

 

Um dos maiores produtores mundiais de maconha, o Paraguai ‘exporta’ a droga por Mato Grosso do Sul. O Estado também é rota para a cocaína produzida nos países vizinhos. E na época da safra, os traficantes utilizam todos os meios para driblar a fiscalização, como camuflar a droga em carretéis de barbantes, bolsas de viagem e nos veículos. Nesta temporada, os traficantes estão utilizando caminhonetes S-10, principalmente, para transportar a droga.

Minamar Júnior
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here