Projeto Ônibus da Saúde realizará atendimentos em Maracaju

Visando exercer seu papel social para com a população de Maracaju, o Sindicato Rural se empenhou junto ao Sistema Famasul em parceira com a prefeitura de Maracaju, em trazer para o município o Projeto voluntário “Ônibus da Saúde” que tem se mostrado uma alternativa ao diagnóstico precoce do câncer, onde mais de 200 médicos revezam nos atendimentos levando qualidade de vida para regiões distantes da capital Campo Grande.

Este veículo dotado de equipamento de diagnóstico avançado do câncer já alcançou 65 municípios pelo estado do Mato Grosso do Sul onde realizam exames e diagnostico precoce da doença. Os casos mais comuns são os de mama, próstata e colo do útero.

 

Câncer de pele é que mais tem se mostrado preocupante, “até 20% dos casos são a Neoplasia, como a causa do diagnostico” alerta o Médico Fabricio Colacino voluntario do programa.

 

Para o acesso a comunidades distantes dos grandes centros a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) em parceria com a CASSEMS (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) e Hospital do Câncer Alfredo Abraão, colaborando para o aumento do atendimento de 200 para 500 ao dia.

 

Mais de 13 mil pessoas já foram examinadas pelo equipamento ontológico que já passou pelas cidades de Camapuã, Rio Verde, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Bandeirantes, Sete Quedas, Glória de Dourados, Deodápolis, Bonito, Fátima do Sul, Cassilândia, Pedro Gomes, Jardim, Aquidauana, Sidrolândia, Bela Vista, Coxim, Iguatemi, Brasilândia, Eldorado,Tacuru,  Ponta Porã,  Juti,  Anastácio,  Água Clara,  Antônio João,  Coronel,   Sapucaia,  Bataguassu,  Amambai , Porto Murtinho,  Naviraí,  Bodoquena,  Maracaju,  Itaporã,  Rio Negro,  Costa Rica, Itaquiraí,  Mundo Novo,  Chapadão do Sul,  Dois Irmãos do Buriti,  Corumbá,  Vicentina e  Ladário.

 

O Ônibus que tem 2 andares possui atendimento no plano inferior e superior com equipamentos   modernos ofertados sem custo algum para a comunidade, se destacam por terem todos os equipamentos dentro do veículo, e consultório, o centro cirúrgico, Mamografia e Papanicolau.

 

A estrutura conta ainda com gerador próprio, podendo realizar atendimento em qualquer lugar ofertando saúde de qualidade as famílias no Estado, sendo um modelo único inédito no país que vai servir de exemplo às outras unidades da Federação.

 

Em Maracaju serão realizados 40 mamografias e 80 papanicolau. Maiores informações no posto central com a Lucimar. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here