Robert encaminha pedido para que Estado mantenha Escolas Cívico-Militares

Assessoria de Imprensa

O anúncio de que o governo federal decidiu encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) surpreendeu a população. Maracaju tem uma escola nessa modalidade, por isso, o Presidente da Câmara de Vereadores, Robert Ziemann, acabou de encaminhar um ofício em caráter de urgência para o Governo do Estado de MS solicitando a manutenção dessas escolas no Estado.

O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares foi proposto com o objetivo de diminuir a evasão escolar e inibir casos de violência escolar a partir da disciplina militar. O formato permite que educadores civis ficassem responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa passava para os militares.

Em Maracaju, a Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo, integra o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, do MEC (Ministério da Educação). A escola passou por reforma que custou R$ 3,7 milhões e passou a integrar o Pecim em janeiro de 2022, atualmente está sendo administrada em parceria com o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o vereador Robert, cancelar este programa é um retrocesso. “Eu solicitei o programa para Maracaju, uma grande conquista que tem ajudado a formar cidadãos de bem, tenho certeza que o Governo do Estado vai avaliar essa manutenção do programa, não podemos retroceder, quem perde com isso são nossos alunos e toda a comunidade”, destacou o Presidente do Legislativo.