Sindicato Rural alerta produtores para denunciarem possíveis ocorrências no campo

Elder Oliveira

É de extrema importância que o produtor rural registre as ocorrências que acontecem em suas propriedades” afirmou o Comandante da PM em Maracaju Tenente coronel, Juracy Pereira da Paz

Após a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio de seu Instituto, criar o Observatório da Criminalidade no Campo, que tem como objetivo traçar um diagnóstico e propor ações que combatam a violência que atinge o produtor rural e seus familiares

O Sindicato Rural de Maracaju, está alertando o produtor rural do município e região, para que procurem os órgãos responsáveis e denunciem possíveis ocorrências que venham a sofrer em suas propriedades. “o produtor rural está com canais importantes de informação para registrarem as ocorrências que acontecem no campo, por isso, estamos incentivando os produtores para que tem a iniciativa de registrar, isso com certeza somará de forma positiva, chamando a atenção das autoridades para melhorar ainda mais, a segurança no campo”, disse o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke

A primeira ação do Observatório foi o lançamento de um formulário no site da CNA (cnabrasil.org.br) onde os produtores de todo o país podem relatar casos de violência no campo.

“Os nomes dos produtores e das fazendas serão mantidos em sigilo, mas as informações são importantes para criarmos um perfil da violência no campo”, afirmou André Sanches, secretário-executivo do Instituto CNA (ICNA).

Com o cadastro, será possível saber, por exemplo, as regiões mais atingidas pela violência, os tipos de crimes e até os produtos mais visados para roubos e furtos. A partir deste diagnóstico,  será possível oferecer informações estratégicas aos órgãos competentes para que tomem as providências adequadas.

“Temos relatos de casos gravíssimos. O produtor está acuado e muitas vezes até deixa de ir à propriedade. Por isso precisamos mapear os casos ocorridos em todo o Brasil. Com essas informações, vamos debater com especialistas e autoridades de segurança pública e encaminhar propostas com ações efetivas”, disse Sanches.

De acordo com o Comodante da Policia Militar de Maracaju, Tenente coronel, Juracy Pereira da Paz, os furtos em propriedades rurais, poderá diminuir muito com a conscientização do produtor rural em registra o boletim de ocorrência das infrações, “É de extrema importância que o produtor rural registre as ocorrências que acontecem em suas propriedades” afirmou o Comandante Pereira.

Ele explicou, que são registradas poucas ocorrências no campo, porém esse número não é real, sendo de total importância o registro da ocorrência, para que a Polícia possa criar estratégias para o combate à criminalidade no campo, “com as informações certas, podemos melhorar ainda mais, a segurança no campo”, finalizou.