Sono de qualidade é aliado na preparação para o Enem, afirma neurologista

Principal regulador das funções biológicas do corpo humano, o sono tem influência direta na concentração, memória e capacidade de raciocínio

Camila Crepaldi

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acontece nos dias 5 e 12 de novembro e reunirá cerca de 3,9 milhões de estudantes, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), empenhados em um objetivo: o de obter excelente resultado que os ajude no ingresso ao ensino superior.

Criar um cronograma de estudo, conhecer o formato da prova aplicada em anos anteriores, aperfeiçoar técnicas de redação e se alimentar de forma saudável são dicas valiosas para o bom desempenho na hora da prova. Mas, o que também não pode ser negligenciado pelos estudantes, antes e no dia da avaliação, é uma boa noite de sono.

Aline Marques, médica neurologista e professora do curso de Medicina da Uniderp, explica que noites mal dormidas provocam uma série de problemas e mudanças no organismo. “O sono é de extrema importância para a saúde e bem-estar de uma pessoa, desempenhando um papel vital em vários aspectos da vida cotidiana, incluindo saúde física, saúde mental, cognição, emoção e desempenho. É durante essas horas que o corpo se recupera e se regenera; além de produzir hormônios essenciais para o crescimento, reposição de tecidos, fortalecimento do sistema imunológico e consolidação da memória”, cita a especialista.

Para melhorar a qualidade do sono, a médica neurologista sugere a adoção de alguns hábitos simples:

– Crie um ambiente de sono com pouca luz;

– Desligue a televisão, celular e computador na hora de dormir, preferencialmente 1 hora antes de dormir

– Não beba ou coma alimentos com cafeína a noite;

– Reduza as atividades com alto nível de estímulos físicos e mentais;

As horas de sono geram impactos significativos no desempenho dos estudantes já que ele é fundamental para o funcionamento adequado do cérebro, auxiliando na concentração, memória e habilidade de raciocínio. “O sono adequado melhora a função executiva do cérebro, o que é crucial para a tomada de decisões, resoluções de problemas e criatividade. A falta de sono pode contribuir para o estresse, ansiedade e irritabilidade”, esclarece a neurologista.

Nem por uma noite badalada com os amigos, nem por horas extenuantes de estudo madrugada adentro! A especialista ressalta que é preciso equilíbrio para manter o sono em dia, já que ele é o principal regulador das funções biológicas do corpo humano.

Sobre a UNIDERP

Fundada em 1974, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Uma das universidades mais tradicionais do estado do Mato Grosso do Sul, presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de saúde que abre espaço para a atuação dos acadêmicos, unindo formação de qualidade com a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. A universidade tem parcerias em hospitais conveniados, em diversos pontos da região, com programa de estágio e residência. Para mais informações, acesse o site.