Variações de preços levam pais a 'gastar sola' por material mais barato

Alguns produtos variam até 900% nas papelarias de Dourados – Fotos: Ademir Almeida


Além dos impostos como o IPVA e IPTU, que chegam no início do ano para serem pagos, quem estuda ou tem filho em época escolar, também se preocupa com outro gasto, o material escolar. Em recente pesquisa, o Procon de Dourados mostrou que a diferença entre os mesmos produtos em várias papelarias da cidade, podem variar em mais de 2900 %.

 

Por isso, para não pagar mais caro a recomendação é a pesquisa. E era exatamente o que a dona de casa, Nazi dos Santos, de 60 anos estava fazendo. Ela que cuida da neta de nove anos, contou que com a pesquisa conseguiu avaliar que a diferença de preço em relação ao ano passado, está bem maior.

 

“Estou pesquisando, pois não dá para brincar com o nosso dinheiro e o que estou encontrando é uma diferença de preço muito grande. Realmente está bem acima do esperado” afirmou a dona de casa.

 
A dona de casa, Nazi dos Santos, de 60 anos estava pesquisando os preços dos materiais – Foto: Ademir Almeida

Relatos de economistas mostram que levar as crianças nas compras pode sair mais caro. Porém Fabiana Miranda foge a regra, ela que tem doisfilhos, um de 12 e outro de sete anos, conta que ensina os menores a dar valor no dinheiro e explica que só leva o que pode pagar.

 

“Eles sabem o quão difícil é ganhar dinheiro, então mesmo que fiquem contrariados, levamos aquilo que podemos pagar. As listas já são enormes, imagina se comprar todos os gostos e marcas que eles querem o salário não ia dar conta” diz a mãe, que ri da situação.

 

Sobre aos preços dos produtos das papelarias, a mãe conta que realmente há diferença, e que para o consumidor não sair no prejuízo é preciso pesquisar. “Um exemplo que encontrei foi o lápis de cor, um conjunto da mesma marca em uma loja estava R$ 2,90 na outra R$ 5,80” relatou a mãe.

 
Fabiana Miranda com os filhos durante a compra dos materiais escolares – Fotos: Ademir Almeida

Já os comerciantes buscam fazer de tudo para ganhar o cliente, alguns chamam a atenção dos consumidores com caixas de som, outros investem em publicidade e alguns sorteiam brindes, como bicicletas e celulares para os clientes que comprarem na loja.

 

De acordo com o empresário do ramo, Otávio Benites Gonçalves para esse ano a expectativa é que aumente as vendas em até 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

“Esse ano as vendas estão dentro daquilo que estávamos planejando e a movimentação está crescendo principalmente por causa das escolas particulares. As vendas estão aquecidas e como bons brasileiros, o pessoal geralmente deixa tudo para última hora” afirmou o empresário.

Otávio Benites explica que aumento está dentro da expectativa – Foto: Ademir Almeida

Confira abaixo a tabela completa com a pesquisa do Procon de Dourados, o qual aponta a diferença de preço nos materiais escolares.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here