Agentes recebem treinamento e equipamentos para combater a dengue.

Os agentes de endemias e agentes de saúde de Maracaju receberam na tarde desta segunda feira (11) treinamento e capacitação para o plano de ação no combate ao mosquito.

A nova proposta de combate ao mosquito é uma parceria entre governo federal, estadual e municipal, que é o combate em tempo real, o projeto foi lançado em seis municípios do estado, e está sendo implantado inicialmente em (São Gabriel do Oeste, Maracaju, Bataguassu, Bonito, Costa Rica, Taquarussu), cinco deles já passaram pela capacitação realizada pela Coordenadoria Estadual de Controle Vetores. Hoje foi a vez de Maracaju.

O novo sistema, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informática da SES, utiliza um aplicativo instalado em tablets utilizados pelos agentes de endemias dos municípios. Com o aplicativo os agentes poderão fornecer em tempo real os dados sobre os imóveis visitados, concentrando as informações na base de dados da Sala de Situação e facilitando o direcionamento das equipes de fiscalização.

“Temos conseguido bons resultados com esta primeira versão do aplicativo juntamente ao esforço dos municípios que estão empenhados nesta campanha contra o Aedes Aegypti. De acordo com a atuação das equipes e os dados obtidos, vamos atualizar o sistema para que ele seja cada vez mais eficaz”, disse a coordenadora da Sala de Situação, Fátima Cheade.

Para o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, o município está fazendo tudo o que é possível, mas sozinho é impossível vencer essa guerra, e por isso as parcerias. “ Mesmo assim, precisamos da colaboração da população, se em cada casa pelo menos dez minutos por semana o morador fizer uma faxina e combater os focos de mosquito teremos um resultado positivo. Hoje estamos diante de uma situação muito séria o Zica Vírus, poderemos comprometer futuras gerações, precisamos vencer essa guerra” disse Maurílio

Assessoria de Imprensa

IMG_2110