Como o ensino online pode transformar a vida de pessoas que moram em regiões isoladas no Brasil

0
269

Diego Souza

Não é segredo que o constante avanço da tecnologia e a necessidade cada vez maior de dominar novas habilidades estão provocando uma revolução na educação a nível global. O Ensino a Distância vem se desenvolvendo continuamente para atender as mais diversas demandas da sociedade moderna e se consolidando como uma ótima alternativa para quem prefere personalizar a sua forma de aprender, ajustando esse processo à sua rotina diária.

 

Mas para além dos profissionais que querem mudar de carreira e de todos aqueles que cultivam novos hobbies e técnicas de desenvolvimento pessoais, que junto com muitas outras pessoas com interesses e necessidades distintas compõem o universo de alunos que temos na plataforma brasileira da Udemy, por exemplo, esta uma parcela de alunos que aprendem online simplesmente porque é a única forma de acesso à educação que eles têm. São aqueles que, seja por motivos socioeconômicos ou geográficos, vivendo em zonas rurais, periferias urbanas assoladas pela violência ou regiões isoladas, como em comunidades ribeirinhas ou quilombolas, driblam os desafios para não comprometer o aprendizado, palavra que serve como principal pano de fundo deste Dia do Estudante.

Aprender mais e se especializar constantemente deve virar regra e não exceção – inclusive para os alunos que dependem de cursos online. E não estamos falando apenas das crianças e adolescentes, mas até mesmo dos adultos que trabalham e/ou são responsáveis pelas obrigações domésticas e familiares e não encontram tempo ou caminho para chegar a uma sala de aula tradicional.

Isso é um cenário ainda comum, nas periferias urbanas das metrópoles nordestinas; e em zonas rurais de quase todos os Estados brasileiros. Em muitos casos, esses cursos online são a única oportunidade de estudos oferecida a eles. O EaD surge, então, como uma solução para levar conhecimento àquela população que infelizmente não se enquadra inteiramente no sistema tradicional de ensino, pois com a facilidade que a internet propõe, qualquer aluno pode encontrar o professor certo independentemente de onde ambos estejam.