Embrapa leva ciência e tecnologia no Showtec



 

Inovação e tecnologia andam de mãos dadas nos 15 hectares do Showtec 2013, que acontece até sexta-feira em Maracaju-MS. Mais de 100 expositores estão nessa 17ª edição, que com o tema “Diversificação do Agro para um Brasil melhor”, leva para o campo soluções tecnológicas para as culturas da soja, milho e cana-de-açúcar, sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e implementos agrícolas, por meio de giros, mostras de tecnologias, reuniões técnicas e palestras.

 

Entre os parceiros está a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, presente em todas as edições do Showtec. Este ano, a Empresa mostra para o produtor que a aplicação de técnicas, já testadas e certificadas pela pesquisa, proporciona estabilidade, produtividade, lucro e sustentabilidade à propriedade rural.

 

Nos quatro plotes, distribuídos em 2.500 m2, a Embrapa chega a Maracaju com o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (iLP), as variedades de soja, o manejo de palhada e solo para a cultura da cana, a fixação biológica de nitrogênio, a régua de manejo de pastagem, os consórcios milho e forrageiras para formação de pastagens e milho-braquiária, o uso de irrigação em sistemas de produção de grãos, as limitações climáticas para sucessão soja/milho safrinha e o manejo de plantas resistentes a herbicidas.

 

As Unidades de Dourados-MS (Embrapa Agropecuária Oeste), Campo Grande-MS (Embrapa Gado de Corte), Londrina-PR (Embrapa Soja) e Escritório de Negócios de Dourados-MS (Embrapa Produtos e Mercado) aceitaram o desafio de “proporcionar condições para que os técnicos e os agricultores conheçam e avaliem as novas tecnologias, em situações reais”, pontuou Fernando Mendes Lamas, chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste.

 

“Como é bom notar que a cada ano o espaço da Embrapa aumenta e não há como planejar Showtec sem a participação das Unidades”, destacou Luis Alberto Moraes Novaes, presidente da Fundação MS, instituição realizadora da feira. “E para completar a parceria, Mato Grosso do Sul terá uma rede de estações meteorológicas que sem a articulação e a colaboração da Embrapa não seria viável e nem possível”, completa a secretária de Estado de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur).

 

Novidades – Durante a solenidade oficial de abertura, a Embrapa lançou a 2ª edição do livro “Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: a produção sustentável”. Editado pelo pesquisador Davi José Bungenstab, a publicação é assinada por especialistas da Fundação MS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas-SP), Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) e Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS).

 

Nos 16 capítulos das 240 páginas, o leitor tem acesso a ferramentas de planejamento para implementação de sistemas de ILPF, o uso de geotecnologias, as espécies florestais mais indicadas, dentre outros tópicos. “Várias Unidades e empresas participaram desta 2ª edição e com o resultado dos questionários, que serão aplicados durante o Showtec, teremos base para uma nova obra”, revela Pedro Paulo Pires, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Corte. Para adquirir o livro, os interessados devem acessar o endereço eletrônico da Livraria Virtual da Embrapa – http://www.sct.embrapa.br/liv.

 

Da estante para o campo, o visitante pode observar o comportamento de dois lançamentos Embrapa: a BRS Tupi (Brachiaria humidícola) e a BRS 360RR, cultivar de soja. Se o pecuarista precisa diversificar a pastagem para solos de baixa a média fertilidade, sujeitos a alagamentos temporários, a BRS Tupi é a saída. Nos biomas Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, a Tupi destacou-se por sua produtividade, vigor, rapidez de estabelecimento iguais ou superiores a humidícola comum.

 

A BRS 360RR é uma cultivar precoce e sobressai-se pela resistência ao nematóide Rotylenchulus reniformis. No dia 24, a partir das 16h30, a BRS 360RR será apresentada aos produtores que visitarem o estande da Embrapa no Showtec.

 

Dalízia Aguiar (DRT/MS 24/03/14)

Sílvia Zoche Borges (MTB-MG 08223JP)

Jornalistas – Embrapa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here