Maracaju terá curso técnico à distância

Em reunião realizada na sede do Sindicato Rural de Maracaju, estiveram reunidos representantes do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, representantes do RedeE-tec, Sindicato Rural de Maracaju e Prefeitura de Maracaju para debater estratégias para a implantação do Rede E-tec, que vai levar oportunidade de educação profissional técnica de nível médio para produtores, trabalhadores rurais e suas famílias na cidade de Maracaju.

 

O primeiro curso disponível para Maracaju será de Técnico em Agronegócio. Serão 1600 horas de curso, sendo aulas semanais de 2h durante 18 meses no sistema de ensino a distancia. O curso será gratuito, apenas sendo exigido 2º grau completo. Os próximos cursos serão de Técnico em Agropecuária e Técnico em Segurança do Trabalho. Os certificados de conclusão serão emitidospelo MEC. O polo Maracaju atenderá as cidades de Jardim, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Bela Vista, Bonito e Sidrolândia.

 

O presidente do Sindicato Rural de Maracaju Arthemio Olegário de Souza Junior disse que se trata de um inovador sistema de capacitação profissional, “estamos buscando um novo nível de informação para nossa cidade, trata-se de um novo profissional do setor agro. A Rede E-Tecestá integrada com as demais ações do SENAR e a proposta é oportunizar para homens e mulheres do campo um amplo portfólio de cursos técnicos”, destaca.

 

O Superindentende do Senar Clodoaldo Martins apontou os benefícios da educação à distância para o meio rural, que englobam a ampliação da cobertura e do acesso à educação de qualidade em áreas remotas, “flexibilidade de espaço e tempo e maior planejamento didático-pedagógico, o aluno tem a oportunidade de estudar a seu ritmo e há seu tempo”. Explicou

 

Segundo o Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Município Luciano Muzzi Mendes, o aluno aprenderá na prática, mas sustentado pelo conhecimento científico que será ministrado no ensino à distância. “A Rede E-tec é uma oportunidade para nosso município expandir sua atuação educacional e ampliar a formação profissional, formaremos técnicos especializados para o agronegócio brasileiro com a qualidade e proposta educativa necessária para o mercado de trabalho.

 

A Rede E-teclevaráalém do ensino técnico,  cursos de formação inicial e continuada e qualificação profissional a quem vive no Brasil Rural. A implantação do curso em Maracaju está prevista para março de 2014.

 

Polos de apoio presencial

 

Com sala de coordenação, de aula e/ou vídeo, secretaria de ensino, biblioteca e laboratório de informática, os polos de apoio da rede e-tec do SENAR vão estar dispostos geograficamente em locais com vocação agropecuária, densidade demográfica igual ou superior a 35 mil habitantes e onde existam escolas ou sindicatos rurais. Além disso, esses polos poderão ser utilizados também para acesso aos cursos de ensino superior a distância que serão ofertados pela Faculdade de Tecnologia da CNA (Fatecna) futuramente. 

 

A meta do SENAR é que o primeiro ano letivo da Rede E-tecinicie em março do próximo ano com 100 polos em todo Brasil. De acordo com o SENAR/MS, neste segundo semestre os polos estarão sendo implantados nas cidades de Maracaju, Dourados e Inocência.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here