Operação de Septoplastia e Adenoidectomia é realizada em Maracaju

Respire pelo nariz e viva melhor. Essa frase, muitas vezes ouvimos falar. Mas, em Maracaju muitas pessoas não conseguiam respirar pelo nariz. Motivo: Septoplastia , o septo nasal é uma “parede” constituída em parte por uma fina lâmina óssea e o restante por uma cartilagem. Essa estrutura, recoberta pela mucosa nasal, separa lado a lado as duas fossas nasais; o septo pode acabar saindo da linha média, se posicionando muito “desviado” para um ou ambos os lados.

Adenoidectomia, As adenóides são duas pequenas glândulas compostas por tecido linfóide, semelhantes às amígdalas e aos linfonodos. As adenóides crescem durante a infância e começam a regredir ao redor dos 8 anos de idade. Quando elas crescem muito, podem causar obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz.

Mas agora, esse respirar pelo nariz e viver melhor, esta sendo devolvido a os pacientes graças ao trabalho do Otorrinolaringologista Henrique Alvarenga, que vem tratando os pacientes em Maracaju e realiza 6 operações por mês. Mesmo assim o médico disse que existe uma demanda reprimida de mais de 50 pessoas na fila de espera. Dr Henrique atende os pacientes no posto central e realiza as operações na ABM Associação Beneficente de Maracaju Soriano Correa da Silva ( Hospital Municipal). “ hoje Maracaju é o único município do interior do estado a fazer esse procedimento pelo SUS,graças a vontade da atual admnisitração, que trata a saúde e os profissionais com responsabilidade, e cumpre com os compromissos” disse Dr Henrique.

Na manhã desta sexta feira (20), o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja e a Secretária de saúde Elvirana Luchiari estiveram visitando Dr Henrique e toda a equipe que estavam realizando procedimento operatório. O prefeito agradeceu o empenho e dedicação e responsabilidade dos profissionais no desempenho da função. “ Temos que agradecer sempre, saúde não se faz só com dinheiro, mas com profissionais qualificados e dedicados,afinal eles cuidam da vida das pessoas,e hoje em Maracaju, temos uma equipe composta por profissionais qualificados e comprometidos com o município, disse o prefeito.

A outra boa notícia anunciada pelo médico Henrique e o prefeito Maurílio, é que assim que o Centro Cirúrgico que está sendo ampliado e reformado, na ação realizada pelos produtores de Maracaju G20, O Centro Cirúrgico também terá novos e modernos equipamentos,serão realizadas dois mutirão de operações para poder Zerar ou menos diminuir a demanda em Maracaju.
A entrega do Centro Cirúrgico está prevista para o final de dezembro, e já no inicio do ano o primeiro mutirão.

Assessoria de Imprensa

DSC_4204