1º Festival de Empreendedorismo de MS estreia no dia 5 de outubro em alusão ao Dia da Micro e Pequena Empresa

Camila Mortari

O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa neste ano será marcado com um evento para expandir novas ideias no empreendedorismo. Isto porque o Sebrae/MS decidiu que o dia 5 de outubro será também o início do 1º Festival de Empreendedorismo do Mato Grosso do Sul. Com nomes renomados do mercado como Martha Gabriel, Marcos Piangers, Diego Ribas e Natalia Beauty, e mais de 60 expositores, o evento gratuito acontecerá no Bosque Expo, na Capital.

O Empreendefest se dividirá em dois dias, 5 e 6 de outubro, das 14h às 20h. Consolidando-se como um autêntico festival de empreendedorismo, o espaço, terá Palco Sebrae Startups, Espaço com expositores, Arena Business e Arena Games, e Sala de Oportunidades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: empreendefest.com.br. Mas, para quem não puder comparecer ao local, basta se inscrever pelo mesmo link acima e assistir a transmissão on-line.

“No dia 5 de outubro, celebramos o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. O EmpreendeFest é o presente do Sebrae para os pequenos negócios, onde vamos proporcionar um universo de conhecimento enriquecedor, oportunidades de networking e atividades pensadas para diversos públicos empreendedores. Nosso propósito é disseminar o empreendedorismo, em um evento cultural, intenso e cheio de experiências”, destaca a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.

A data comemorativa foi escolhida devido a aprovação da Lei nº 9.841 de 5 de outubro de 1999, onde foi criado o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento e a competitividade entre as empresas desse porte, visando a geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia. De acordo com dados do Sebrae/MS deste ano, o número de Microempresas no estado já passa dos 95 mil, totalizando, 97.151. Já as empresas de pequeno porte somam 18.450. Como Microempreendedor Individual, o total é de 175.990 cadastrados.

O analista-técnico do Sebrae Carlos Henrique Oliveira explica como o Sebrae possui papel fundamental para quem deseja empreender, pois, fortalece a aceleração na formalização da economia por meio de parcerias, além de oferecer programas de capacitação, incentivos à educação empreendedora, acesso ao crédito e consultorias. “O Sebrae possui programas cujo público vai desde aquela pessoa que não sabe como, quando e onde começar um empreendimento, até para aqueles donos de empresas que já possuem um negócio, mas que gostariam de novos rumos. E, várias capacitações para àqueles que desejam a inovação”, ressalta o analista.

De acordo com dados da Receita Federal deste ano, consultados pelo Sebrae, 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é gerado pelas micro e pequenas empresas. 72% dos empregos criados no país, no primeiro semestre do ano passado, estavam concentrados nesse segmento. A maior concentração de empresas atuava no setor de serviços. Com 2.840 unidades de atendimento em operação o Sebrae atua em todos os estados brasileiros, ademais, o suporte para pequenos negócios abrange 280 capacitações on-line e gratuitas.

Serviço – EmpreendeFest – 1º Festival de Empreendedorismo do MS

Data: 5 e 6 de outubro

Hora: 14h às 20h

Local: Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês – Campo Grande/MS

Investimento: Gratuito