24 de abril é dia de preparar churrasco e chimarrão!

Tradição, com forte presença em Mato Grosso do Sul, é comemorada neste domingo (24)

Sato Imprensa

Uma tradição que nasceu no sul do país e ganhou o paladar dos sul-mato-grossenses quando os gaúchos migraram para o então sul do estado de Mato Grosso. O chimarrão e o churrasco foram completamente incorporados à cultura do Mato Grosso do Sul, e não é difícil, por exemplo, encontrar alguém tomando o tradicional chimarrão ao lado de familiares, enquanto prepara o famoso churrasco de domingo. A força desta tradição é tanta que ganharam até data comemorativa no calendário. O Dia do Churrasco e do Chimarrão é comemorado neste domingo (24).

Para garantir o almoço ou um jantar especial no fim de semana, a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, destaca os benefícios da carne vermelha e fala sobre as vantagens da bebida que conquista o coração dos sulistas, especialmente a população que tem os costumes nativistas enraizados.

Churrasco

A carne vermelha tem suas vantagens e desvantagens, mas a nutricionista afirma que pode ser muito benéfica para a saúde se acrescentada na alimentação de uma forma equilibrada. “Ela é extremamente nutritiva, pois possui vitaminas B6 e B12, ferro, zinco e minerais. Também é rica em proteínas, que ajuda no combate da fadiga e da anemia, além de contribuir para a cicatrização dos tecidos”, ressalta Letícia.

Outros benefícios da carne vermelha são a prevenção da diabetes e o combate à depressão.   “Em contrapartida, o consumo excessivo do alimento também pode aumentar o risco de doenças cardíacas, câncer e infecções intestinais, além de intensificar a acidez do sangue”, complementa a nutricionista.

Melhores cortes para o Churrasco

Para um churrasco sem defeitos, a dica é escolher peças como fraldinha, costela e a tradicional picanha. “A fraldinha é uma carne magra e muito macia, com pouca concentração de gordura. Já a costela é um clássico. Por conta de suas fibras longas, precisa de um cozimento mais demorado. A picanha é a queridinha do brasileiro, apetitosa, macia e suculenta”, afirma o coordenador nacional de Operações/Açougue do Fort Atacadista, Elton Martins.

Outra dica é ficar de olho na conservação da carne. Segundo Elton, ela precisa estar com aspecto de produto fresco, ou seja, no tom vermelho brilhoso, com odor agradável e o ambiente com a limpeza em dia, higienizada e com ausência de insetos. É aconselhável, ainda, fazer o cálculo de 400 ou 500 gramas de carne por pessoa para o churrasco.

Chimarrão

Para experienciar  toda a tradição, a nutricionista também afirma que o chimarrão é um excelente aliado para a saúde. “A bebida possui nutrientes, como vitaminas, alcalóides, antioxidantes, polifenóis e minerais, que diminuem o cansaço, combatem o envelhecimento celular, aumentam a energia, protegem o coração e contribuem para o bom funcionamento dos rins e do intestino. Porém, é necessário lembrar que chimarrão não é água”, alerta Letícia.

Sobre o Fort Atacadista

Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 48 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.

Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e um posto de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em fortatacadista.com.br e grpereira.com.br.

Crédito das fotos de churrasco: @TeoLuisBBQ

Crédito da foto do chimarrão: Freepik