26/05: Dia Internacional do Combate ao Glaucoma, a maior causa de cegueira irreversível no mundo

close up of the neo vascular glaucoma during eye examination.

Camila Crepaldi

Dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) apontam que, somente no Brasil, somam mais de 2,5 milhões de cidadãos acometidos pelo glaucoma. Até 2040, serão mais de 111,8 milhões de pessoas em todo o mundo. Pesquisas indicam que entre 1 e 2% da população mundial convive com a doença que é a maior causa de cegueira irreversível mundialmente falando.

No mês de maio, uma campanha traz à tona debates sobre a prevenção e o combate ao glaucoma. Apesar da gravidade do quadro, quatro em cada dez pessoas não sabem o que é, de acordo com levantamento realizado pelo Ibope Inteligência. Conforme destaca o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em 80% dos casos o paciente não apresenta sintomas logo que se instala a doença.

Segundo a médica oftalmologista e professora do curso de Medicina da Uniderp, Fabiana Verardo, o glaucoma é uma doença que acomete o nervo óptico e células ganglionares da retina, levando a perda progressiva da visão. “Por ser silenciosa, sem sintomas evidentes, há fatores de risco que devem ser observados, tais como histórico familiar, idade avançada, etnia afrodescendente, miopia e pressão intraocular alta. Para o diagnóstico e tratamento adequados, é essencial a avaliação de um médico oftalmologista que indicará exames complementares necessários. O dano já estabelecido não pode ser revertido, mas o tratamento evita a progressão da doença”, alerta a especialista.

 

Para evitar complicações e um diagnóstico tardio, o aconselhável é consultar um oftalmologista uma vez por ano. Entretanto, para quem já realiza tratamentos, principalmente em casos de enfermidades progressivas, o correto é ir às consultas em períodos mais curtos, orienta a profissional.

Sintomas 

A maioria das pessoas não apresentam sintomas, mas com o passar dos anos e se não tratado devidamente, o paciente com glaucoma tende a ter a visão periférica prejudicada.

No glaucoma crônico os principais sintomas são:

-Perda do campo visual periférico

-Visão turva

Nos casos de glaucoma agudo:

-Dor intensa e súbita

-Olhos vermelhos

-Baixa de visão