Vetado projeto de lei para estudo de utilização de água dos rios de Bonito para abastecimento urbano

Sete vereadores votaram contra o andamento da matéria e três, a favor. Sessão foi nessa segunda-feira (18).

Águas cristalinas do rio Formoso, no Geopark, permitem ao visitante ver espetáculo oferecido por centenas de peixes — Foto: Anderson Viegas/G1 MS

g1.globo

Está vetado o projeto de lei que previa autorizar estudo de impacto ambiental para utilização de água dos rios de Bonito para abastecimento urbano. A matéria foi votada na sessão dessa segunda-feira (18), da Câmara Municipal, e teve 7 votos contra e 3 a favor.

Por conta das belezas naturais de Bonito, que tem o título de capital mundial do ecoturismo, o projeto trazia uma preocupação ambiental.

A proposta é do vereador Irson Casanova da Silva (DEM). Para ele, o projeto é importante para oferecer uma alternativa à Sanesul, empresa de saneamento do estado, quanto aos problemas de falta de abastecimento na região.

LEIA TAMBÉM

“Bonito sofre com muitos picos de falta d’água, que são bombeadas por poços artesianos. Isso pode causar problemas no lençol freático e outros problemas ambientais, por conta da abertura de muitos poços e, ainda assim, continuam não sendo suficientes”, afirma.

De acordo com Walter Carneiro Júnior, diretor presidente da Sanesul, Bonito possui 20 mil habitantes, mas a ‘população flutuante’ na cidade, com turistas em fins de semana e feriados, costuma mais que dobrar.

Conforme Walter, nos últimos 2 anos a Sanesul já perfurou mais três novos poços na cidade, e investiu mais de R$ 7 milhões, em melhorias no sistema de água na região, como a implantação de dois centros de 3 reservatórios de 500 m³ cada.