09

“Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.”, esta é uma das muitas famosas frases da célebre escritora Clarice Lispector e, possivelmente, uma das que melhor sintetiza a peça de teatro “Todo redemoinho começa com um sopro”, da OFIT – Associação Cultural Oficina de Interpretação Teatral. Espetáculo que terá apresentações, gratuitas, nos dias 8 a 11 de junho, às 19h30, no Sesc Cultura.

Isso porque a peça é um convite à imersão no universo dessa artista que sabia traduzir com maestria a profundidade das experiências cotidianas.  O espetáculo faz parte da programação “Semana Clarice Lispector”, idealizado pelo diretor teatral Nill Amaral, da Cia OFIT, com o objetivo de homenagear a escritora que ganhou prestígio literário pela força e o tom atemporal dos seus textos. 

O público pode acompanhar detalhes do processo de montagem e mais informações de toda a programação pelo Instagram @ofitcia. “Serão quatro dias dedicados à Lispector, para isso preparamos um evento cultural, gratuito, com palestras, bate-papo e, claro, o espetáculo, inspirado na obra da autora”, explica o diretor Nill Amaral.

A peça “Todo redemoinho começa com um Sopro” foi elaborada a partir dos ecos da montagem de uma outra montagem da OFIT, “No gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos”, concebida no ano de 2007. 

“Essas apresentações homenageiam a escritora por ter sido a fonte de inspiração para o espetáculo e trazem o desafio de substituir uma das atrizes da peça. Nesse sentido, a peça pode ganhar novas perspectivas. Além disso, marca o retorno da atriz Nádja Mitidiero à Cia OFIT, que substitui a atriz Patrícia Saravy”, detalha o diretor que idealizou toda a Semana Clarice Lispector.

Agora, a remontagem tem a dramaturgia de Éder Rodrigues (Prêmio Off/Flip-2017 e Prêmio Guarulhos de Literatura 2019), com direção de Nill Amaral,  designer de espaço e visualidade de Gil Esper (UFGD). “A peça estreou, em 2020, durante a pandemia, no formato digital com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. Em novembro de 2021, realizamos algumas apresentações de forma presencial na Mostra Campo Grande em Cena”, conta Nill. 

E para quem quiser conferir o trabalho de perto basta ir até o Sesc Cultura, localizado no centro da Capital, próximo à praça Ary Coelho. As apresentações do espetáculo estão marcadas para às 19h30 e a distribuição de ingressos ao público será feita meia hora antes da sessão.

A Semana Clarice Lispector é uma realização da Cia OFIT que conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), do Sesc de Mato Grosso do Sul e da Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande, órgão ligado à Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Sinopse – Dois voluntários (interpretados pelos atores Ligia Pietro e Samir Henrique) de uma instituição beneficente são acionados para recolher doações e esvaziar o imóvel de uma moradora (atriz Nádja Mitidiero) que partiu. O que parecia um gesto simples acaba se transformando em um mergulho em meio às caixas, pertences e memórias. O espetáculo explora o diálogo com a linguagem audiovisual e com o inventário imagético de nossos rastros. A um passo do improvável, esta história esvazia gavetas, armários e potes, destinando o que ainda serve para os corações necessitados de tocar a essência das coisas e o fundo das gentes. Um pouco dessa experiência de doar e ser doado, de amortecer a queda de tudo o que desaba depois de não ser mais possível voltar à superfície para recuperar o fôlego.

Serviço

Semana Clarice Lispector – Espetáculo “Todo redemoinho começa com um Sopro”

Datas: 8 a 11 de junho (quarta-feira à sábado)

Horário: às 19h30

Entrada: Gratuita – com distribuição dos ingressos 30 minutos antes do espetáculo

Local: Sesc Cultura MS Av. Afonso Pena, 2270, centro da Capital

Classificação: 12 anos

Informações: 3311-4417